Snapdragon 898 e Dimensity 2000 podem ser lançados com outro nome
Por Bruno Bertonzin • Editado por Wallace Moté |
Já estamos perto do lançamento do novo chipset da Qualcomm, ao qual nos referimos, até agora, como Snapdragon 898. No entanto, parece que a fabricante de San Diego pretende começar a reformular a nomenclatura de seus hardwares a partir da nova geração e, com isso, a plataforma lançada ainda este ano deve chegar com outro nome.
- Snapdragon 898 e MediaTek Dimensity 2000 devem ser extremamente parecidos
- Xiaomi 12 deve ser lançado logo após o anúncio do Snapdragon 898
- Snapdragon 898 não deve resolver problemas de superaquecimento do antecessor
De acordo com o leaker Ice Universe, o próximo chip topo de linha da Qualcomm deve se chamar Snapdragon 8 Gen 1 — ou Snapdragon 8 1ª geração. Além disso, a rival MediaTek também pode mudar o nome do seu próximo flagship concorrente de Dimensity 2000 para Dimensity 9000.
Até o momento não há muitos detalhes sobre essa reformulação da empresa taiwanesa e se séries mais básicas também serão modificadas. Em contrapartida, os rumores apontam que a Qualcomm pretende reestruturar toda a sua linha de plataformas móveis para celulares. O portal GSMArena sugere que, para o próximo ano, a fabricante de hardware pode expandir essa alteração para as demais séries de chipsets, tanto intermediárias quanto as mais básicas.
Também é importante frisar que “Snapdragon 8 Gen 1” é apenas o padrão da nova nomenclatura que, portanto, pode sofrer alterações quando finalmente for lançada. Dessa forma, não será nenhuma surpresa se a Qualcomm anunciar o chip apenas como Snapdragon 8, de forma que o “Gen 1” (ou 1ª geração) fica apenas subentendido e não aparecer no nome comercial.
O Snapdragon 8 Gen 1 e o Dimensity 9000 devem competir diretamente em termos de performance nos celulares flagships Android lançados ao longo do próximo ano. Além deles, o Exynos 2200 deve representar a Samsung no segmento topo de linha e será utilizado para equipar os smartphones da linha Galaxy S22 em alguns mercados ao redor do globo.
Fonte: Ice Universe, GSMArena