Publicidade

Seagate anuncia primeiro disco rígido com 16 TB do mundo

Por| 05 de Dezembro de 2018 às 08h48

Link copiado!

Seagate anuncia primeiro disco rígido com 16 TB do mundo
Seagate anuncia primeiro disco rígido com 16 TB do mundo

A Seagate anunciou nesta semana o primeiro disco rígido do mundo com 16 TB de capacidade. O novo Exos possui chassis de 3,5 polegadas e, além do alto armazenamento, faz uso da tecnologia proprietária da fabricante norte-americana, chamada “HAMR” (sigla para “heat-assisted magnetic recording”, ou simplesmente “gravação magnética com auxílio de calor”). Não há, contudo, informações sobre a disponibilidade do disco rígido no varejo.

A Seagate vinha realizando testes com versões pré-lançamento do Exos em ambientes corporativos a fim de aferir a sua capacidade de “plug and play” e ressaltando a facilidade de usá-lo sem a necessidade de alterar a arquitetura de um data center.

No blog da empresa, o diretor sênior da gestão de produtos para empresas da Seagate, Jason Feist, detalhou um pouco do funcionamento da tecnologia HAMR. Ele explica que trata-se de um novo tipo de leitura magnética disponível em cada disco e que permite aos pedaços de dados ficarem ainda menores e mais compactos do que nunca, sem perder a estabilidade e integridade magnética. Um pequeno diodo a laser acoplado a cada linha de gravação aquece uma porção pequena do disco, o que por sua vez permite que a gravação reverta a polaridade magnética de cada pedaço e, finalmente, escreva os dados a serem armazenados.

Continua após a publicidade
“A Seagate começou a rodar unidades pré-lançamento do Exos HAMR por todos os espectros de testes de benchmark usados na preparação e otimização de discos rígidos antes de sua disponibilização. Nossos testes comprovaram a sua compatibilidade para com os sistemas empresariais onde eles vêm sendo usados hoje. Nenhuma mudança sistêmica é necessária para rodar os discos HAMR nessas avaliações, ou mesmo para entregá-los em ambientes dos clientes”, diz o executivo.

Com esse lançamento para o setor corporativo, a Seagate espera criar produtos de alto armazenamento, possivelmente de até 20 TB, para o ano de 2020.

Fonte: Seagate Blog