Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung pode estar testando quatro variantes do Exynos com AMD Radeon

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Julho de 2021 às 09h10

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

Com lançamento especulado para julho, o novo Samsung Exynos anda chamando a atenção da mídia e de entusiastas graças à GPU personalizada desenvolvida pela AMD. A novidade já está confirmada para ser baseada na microarquitetura RDNA 2, dos consoles de última geração e das placas Radeon RX 6000, e trará recursos como suporte a Ray Tracing e Variable Rate Shading (VRS).

A novidade teve um teste de desempenho gráfico vazado nesta semana, impressionando pelos resultados — o chip superou o A14 Bionic do iPhone 12 Pro Max em 14%, e deixou para trás com folga o Snapdragon 888 do Galaxy S21 Ultra, com uma vantagem notável de 56%. Agora, o componente volta aos holofotes em um novo rumor, que pode tornar a chegada do chip ainda mais interessante.

Samsung testa quatro variantes do novo Exynos

Continua após a publicidade

Segundo informações divulgadas pelo leaker Tron, a Samsung está testando quatro variantes do Exynos com AMD Radeon. As duas primeiras, mais potentes, contariam com núcleos Cortex-X1 e Cortex-X2, respectivamente, enquanto as duas últimas seriam baseadas em núcleos Cortex-A78, com diferenças de clock entre ambas.

As versões com Cortex-X estariam sendo estudadas para o modelo topo de linha, possivelmente destinado ao Galaxy S22. O modelo com Cortex-X1 contaria com uma versão revisada do núcleo, alvo de críticas pelo elevado aquecimento da versão utilizada atualmente, e teria uma GPU com clocks mais altos. Curiosamente, essa variante estaria apresentando resultados mais instáveis, com quedas mais bruscas de desempenho.

Chip intermediário e detalhes das GPUs

Continua após a publicidade

As variantes com Cortex-A78 são uma novidade, e mostram que a Samsung tem planos mais ambiciosos que o esperado para a parceria com a AMD. Até então, acreditava-se que a GPU customizada seria uma exclusividade do Exynos mais poderoso, dedicado a topos de linha. A existência de um modelo equipado com núcleos Cortex-A7x para o conjunto de alto desempenho sugere que veremos as Radeon chegar também a intermediários.

Tron detalha ainda as GPUs de cada um dos chipsets testados: os modelos com Cortex-X contariam com 4 Unidades Computacionais (CUs). Já a variante com Cortex-A78 e clocks mais altos traria 2 CUs, enquanto a versão com Cortex-A78 e velocidades mais baixas traria apenas 1 CU.

Fonte: Tron