Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rumor | Nvidia GeForce RTX 3080 pode ter até 20 GB de RAM

Por| 21 de Janeiro de 2020 às 11h17

Link copiado!

Rumor | Nvidia GeForce RTX 3080 pode ter até 20 GB de RAM
Rumor | Nvidia GeForce RTX 3080 pode ter até 20 GB de RAM
Tudo sobre Nvidia

O que você diria se nós lhe contássemos sobre uma placa de vídeo que oferece, em teoria, até 20 GB de memória RAM dedicados exclusivamente ao processamento gráfico? Se a sua resposta foi “bom demais para ser verdade”, você não está sozinho.

Nesta terça-feira (21) surgiram boatos de que os dois modelos da geração Ampere de placa de vídeos da Nvidia virá com tudo isso de memória. Porém, há dúvidas quanto a credibilidade de quem vazou tais dados para a imprensa.

As fontes desse boato são um site de tecnologia chamado “My Driverz” e uma conta no Twitter chamada de “KittyCorgi” — vale citar que a conta foi criada recentemente, adicionando ainda mais suspeitas ao rumor. Apesar disso a informação foi divulgada ao lado de diagramas (expostos abaixo) bem convincentes; então, se tudo for fake news, é uma bem trabalhada.

Continua após a publicidade

Dito isso, vamos à informação: segundo os boatos, as especificações informadas referem-se aos modelos "GA103" e "GA104" das GPUs Ampere. Especificamente, a "GA104" refere-se à GeForce RTX 3070 e a "GA103" à GeForce RTX 3080. Há ainda referências a um modelo "GA102", que seria a GeForce RTX 3080 Ti / Titan, mas o modelo não foi muito detalhado.

Pelos rumores, a GeForce RTX 3080 virá com 3.840 núcleos CUDA (versus 2.944 na atual RTX 2080) e barramento de memória (bus) de 320 bits, com 10 GB ou 20 GB dedicados de RAM para vídeo, conforme mencionado no começo da nota. E é aqui que entra a parte do “bom demais para ser verdade”: primeiro porque a indústria vem relatando falta de componentes para a criação de memórias GDDR6, algo necessário para avanços no desenvolvimento do padrão de memória RAM em GPUs; segundo porque tanta capacidade em uma placa que sequer é da linha Titan, onde a NVidia notoriamente impõe mais força em suas especificações, não é apenas inédito, mas sem muita justificativa.

No caso da RTX 3070, as supostas especificações dizem que esse modelo virá com 3.070 núcleos CUDA e barramento de memória de 256 bits, com 8 GB ou 16 GB de memória RAM dedicados a video. Novamente, o mesmo exercício de cautela se faz necessário pelas mesmas razões do modelo anterior.

Continua após a publicidade

A Nvidia não teceu qualquer comentário sobre os boatos — comportamento esse que é de praxe para empresas desse porte em relação a futuros produtos. O que se espera, porém, é que a companhia dê algum detalhe em relação a isso durante a GPU Technology Conference, que acontecerá em março deste ano. Diversas fontes (essas mais críveis) da indústria apontam para uma revelação oficial da linha Ampere durante a ocasião, então só nos resta esperar.

Fonte: TechRadar