Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rumor | Nova geração de GPUs da Nvidia promete entregar 50% mais desempenho

Por| 05 de Janeiro de 2020 às 12h00

Link copiado!

Nvidia
Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Assim como 2020 deverá ser o ano da “mudança de geração” nos consoles, rumores apontam que a Nvidia também estaria preparando uma espécie de “mudança de geração” em suas placas de vídeo. De acordo com uma reportagem do Taipei Times, a empresa estaria desenvolvendo um novo modelo de placa de vídeo chamado de Ampere, que deverá oferecer desempenho pelo menos 50% superior às melhores placas do atual modelo Turing ao mesmo tempo que cortaria pela metade o consumo de energia.

Segundo o jornal, a informação veio de dentro da Yuanta Securities Investment Consulting, uma empresa de análise de mercado de Taiwan que fornece consultoria para investidores e acionistas da Bolsa de Valores. Os rumores alegam que essa nova geração de GPUs deverá chegar ao mercado na segunda metade de 2020. Já o site Tom’s Hardware afirma que as novas GPUs deverão ser oficialmente reveladas ao público em julho, durante a SIGGRAPH 2020.

Apesar de em um primeiro momento a promessa de aumento considerável de desempenho com menor gasto energético pareça bom demais para ser verdade, ela na verdade faz bastante sentido. Isso porque já se sabe que a próxima geração de GPUs da Nvidia — sejam elas chamadas de Ampere ou de algum outro nome — utilizarão uma nova arquitetura de 7 nm para todos os seus chips. E, considerando que as atuais placas Turing usam arquitetura de 12 nm, esse é o resultado esperado dessa mudança de arquitetura, já que a grande vantagem de reduzir a litografia de um chip é justamente permitir o aumento de desempenho em processamento com o consumo de menos energia.

A data para lançamento também faz sentido, já que historicamente a empresa costuma apresentar novidades sobre placas de vídeo de alta performance em julho, que também foi quando ela revelou a existência das atuais placas Turing. E, considerando que a AMD também prometeu lançar uma nova placa de vídeo Navi que promete “varrer o chão” com qualquer coisa da Nvidia em meados de julho de 2020, a data pode ser um bom momento para a Nvidia mostrar sua nova tecnologia e que ainda está na vanguarda do mercado de GPUs.

Continua após a publicidade

Por enquanto, tudo isso não passam de rumores, mas, se eles forem reais, certamente teremos muito mais vazamentos de informações sobre as novas placas Ampere nos próximos meses.

Fonte: TechRadar