Rumor | Nova geração de GPUs da Nvidia promete entregar 50% mais desempenho

Por Rafael Rodrigues da Silva | 05 de Janeiro de 2020 às 12h00
Nvidia
Tudo sobre

Nvidia

Saiba tudo sobre Nvidia

Ver mais

Assim como 2020 deverá ser o ano da “mudança de geração” nos consoles, rumores apontam que a Nvidia também estaria preparando uma espécie de “mudança de geração” em suas placas de vídeo. De acordo com uma reportagem do Taipei Times, a empresa estaria desenvolvendo um novo modelo de placa de vídeo chamado de Ampere, que deverá oferecer desempenho pelo menos 50% superior às melhores placas do atual modelo Turing ao mesmo tempo que cortaria pela metade o consumo de energia.

Segundo o jornal, a informação veio de dentro da Yuanta Securities Investment Consulting, uma empresa de análise de mercado de Taiwan que fornece consultoria para investidores e acionistas da Bolsa de Valores. Os rumores alegam que essa nova geração de GPUs deverá chegar ao mercado na segunda metade de 2020. Já o site Tom’s Hardware afirma que as novas GPUs deverão ser oficialmente reveladas ao público em julho, durante a SIGGRAPH 2020.

Apesar de em um primeiro momento a promessa de aumento considerável de desempenho com menor gasto energético pareça bom demais para ser verdade, ela na verdade faz bastante sentido. Isso porque já se sabe que a próxima geração de GPUs da Nvidia — sejam elas chamadas de Ampere ou de algum outro nome — utilizarão uma nova arquitetura de 7 nm para todos os seus chips. E, considerando que as atuais placas Turing usam arquitetura de 12 nm, esse é o resultado esperado dessa mudança de arquitetura, já que a grande vantagem de reduzir a litografia de um chip é justamente permitir o aumento de desempenho em processamento com o consumo de menos energia.

A data para lançamento também faz sentido, já que historicamente a empresa costuma apresentar novidades sobre placas de vídeo de alta performance em julho, que também foi quando ela revelou a existência das atuais placas Turing. E, considerando que a AMD também prometeu lançar uma nova placa de vídeo Navi que promete “varrer o chão” com qualquer coisa da Nvidia em meados de julho de 2020, a data pode ser um bom momento para a Nvidia mostrar sua nova tecnologia e que ainda está na vanguarda do mercado de GPUs.

Por enquanto, tudo isso não passam de rumores, mas, se eles forem reais, certamente teremos muito mais vazamentos de informações sobre as novas placas Ampere nos próximos meses.

Fonte: TechRadar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.