Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quando 64 GB de memória RAM são realmente necessários no PC?

Por| 08 de Julho de 2019 às 19h25

Link copiado!

Quando 64 GB de memória RAM são realmente necessários no PC?
Quando 64 GB de memória RAM são realmente necessários no PC?

Já exploramos as necessidades de ter 16 GB instalados na máquina, e vamos subir um degrau aqui. Dois degraus, na verdade, pulando os 32 GB e indo direto para os 64 GB. Quando precisaremos de tanta memória RAM? Afinal, vimos no texto anterior que alguns sistemas operacionais que rodam relativamente bem com apenas 2 GB (Chrome OS e distros Linux mais básicas, por exemplo).

E é isso que veremos neste artigo. Mais do que ser impressionante por si só, além de aumentar significativamente o valor de uma certa configuração, trata-se de uma necessidade para algumas aplicações específicas. E olha que nem estamos falando o Google Chrome.

Subindo de nível

Sim: 16 GB de RAM são o suficiente para a grande maioria das pessoas. Aliás, é capaz de atender até mesmo algumas tarefas mais exigentes, como jogos de última geração e edições de vídeo um pouco mais complexas. Mas são insuficientes para algumas tarefas realmente exigentes.

Continua após a publicidade

É o caso, por exemplo, de modelagens 3D de alta complexidade e texturas detalhadas em 4K ou mesmo 8K. Programas como o 3DS Max chegam a fechar em situações muito complexas não apenas com objetos muito detalhados, mas também iluminações e efeitos que exigem muito mais do que uma máquina com 16 GB pode oferecer.

Alguns cenários passam facilmente dos 30 GB de uso, o que já é suficiente para os 64 GB passarem a ser imprescindíveis. Afinal, ainda é necessário ter RAM para outros programas, reserva para gráficos, abas do navegador e o próprio sistema operacional. Além disso, não nos esqueçamos de ter espaço suficiente para não “estourar” a capacidade instalada, fazendo o sistema operacional começar a paginar.

Continua após a publicidade

Mas será que apenas uma quantidade generosa de memória RAM é o suficiente?

Plataforma

Quando pensamos em uma máquina 64 GB de memória RAM, é importante termos em mente que esta não é a única necessidade. Um PC com essa capacidade conta também com diversos componentes “anabolizados”. No caso da CPU, um Threadripper ou um Xeon. No caso da(s) placa(s) de vídeo, séries recentes e poderosas, como Quadro e Radeon Pro. Tudo isso, claro, com SSDs de última geração e um sistema de refrigeração de ponta.

É necessário ter componentes que sejam capazes de aproveitar os 64 GB, já que ter essa quantidade toda de memória não faz sentido em uma máquina mais básica. A memória RAM nesses casos é apenas uma pequena parte do custo total.

Continua após a publicidade

Claro que 64 GB é apenas um exemplo, já que alguns cenários exigem ainda mais (128 GB, 256 GB... o céu é o limite). Mas a nossa ideia aqui é mostrar que é algo necessário (mas não suficiente) para certos tipos de tarefas. Pode até parecer muito a princípio... até usarmos um programa desses pela primeira vez e observamos o quanto eles deixam o Chrome no chinelo em exigência de memória RAM.

Fonte: Quora