Qual o melhor sistema para formatar um pen drive? FAT32, exFAT ou NTFS?
Por Dimitri Pereira | •

Sempre que você vai formatar um pendrive, um cartão SD ou um disco rígido pelo Windows, são oferecidas três opções no menu de sistema de arquivos. São eles NTFS, FAT32 e o exFAT. Dependendo do uso da unidade de armazenamento e em qual dispositivo será colocado, todas as três opções possuem prós e contras.
Temos que levar em consideração a compatibilidade com os sistemas operacionais e os aparelhos. Para isso é importante saber o que é um sistema de arquivos, a definição de cada um deles e qual o formato ideal para as diferentes unidades de armazenamento.
Sistema de arquivos
Um sistema de arquivos é um aglomerado de normas utilizado para determinar como os dados são organizados e guardados numa unidade de armazenamento, como um pendrive, um disco rígido ou um cartão SD. Cada sistema utiliza um modo de organização e define como esses dados serão acessados pelos dispositivos.
Veja qual é a diferença entre cada um dos três: NTFS, FAT32 e exFAT.
NTFS
O NTFS foi criado para o Windows NT em 1993 e passou a integrar as versões domésticas com o Windows XP. Ele conta com vários recursos para operar os arquivos, como o journaling, que dá permissão ao sistema operacional para manter um registro de todas as mudanças que um arquivo sofreu. Desse modo, se acontecer um erro durante a gravação de um dado, há a possibilidade de restauração dos arquivos.
Com ele também, há muitos mecanismos de segurança, o que o torna ideal para instalações do Windows.
Porém, esse padrão não é bom para ser usado em pendrives e unidades de armazenamento externo porque ele conta com atividades de leitura e gravação maiores em relação aos outros padrões FAT32 e o exFAT. Isso diminui a vida útil desses dispositivos. Um outro problema é a compatibilidade, pois os consoles Playstation não o suportam, os computadores com o Mac OS só farão a leitura e entre os consoles da Microsoft, apenas o Xbox One é compatível.
FAT32
FAT é uma sigla originada de File Allocation Table, que quer dizer tabela de alocação de arquivos. Ele foi criado para ser o novo padrão no Windows 95 e substituiu o FAT16. Ele é o mais antigo sistema entre os três aqui citados e por isso é o que mais possui compatibilidade com a maioria de dispositivos e sistemas operacionais.
A maioria dos pendrives é formatada no sistema FAT32, exatamente para garantir que a leitura e gravação dos arquivos possam ser feitas em computadores com Windows, Linux e Mac OS e aparelhos e videogames que possuem porta USB. No entanto, esse sistema não permite que arquivos individuais ultrapassem 4 GB de tamanho. Então, como exemplo, ao formatar um cartão SD em FAT32 para utilizá-lo em uma câmera, pode acontecer uma divisão no arquivo ao gravar um vídeo que seja maior que o limite de 4 GB.
O FAT32 é ideal para formatar pen drives e dispositivos de armazenamento externo desde que eles tenham até 4 GB. Esse padrão também é interessante para ser usado em aparelhos e sistemas operacionais mais antigos, que não suportam outras formatações além dela.
exFAT
O exFAT foi criado em 2006 e incluído nas versões do Windows XP e no Windows Vista, através de atualizações. Esse é um sistema de arquivos que foi melhorado e idealizado para ser tão eficiente quanto o FAT32, porém, sem limitações como o do tamanho de arquivo que não pode ultrapassar os 4GB. Ou seja, assim como o NTFS, não há limite de tamanho para arquivos individuais e praticamente ilimitado para partição.
Esse sistema é compatível com vários sistemas operacionais e dispositivos como a maioria das câmeras digitais, computadores com Windows e Mac OS e com os consoles da nova geração.
Porém, não são compatíveis com o Xbox 360, Playstation 3 e para utilizá-lo no Linux, é necessário instalar softwares adicionais.
O sistema exFAT é ideal para formatar pen drives e dispositivos de armazenamento externo que tenham mais de 4 GB de tamanho.
Conclusão:
O NTFS é a melhor opção para HDs internos que trabalham com Windows;
O exFAT é ideal para pen drives e HDs externos com mais de 4GB de tamanho
E o FAT32 é bom para ser usado em dispositivos que não suportam os outros sistemas de arquivos acima.