/i539902.png)
Primeiro chip focado em IA da Oppo tem detalhes revelados por leaker
Uma das novidades da Oppo para o INNO Day, evento que acontece no próximo dia 14, será a unidade de processamento neural (NPU) desenvolvida pela própria marca chinesa. Batizado de MariSilicon X, o chip focado em Inteligência Artificial teve detalhes revelados pelo leaker Digital Chat Station.
- Oppo exibirá óculos de realidade aumentada e deve aumentar foco em IA
- Oppo apresenta tecnologia de câmera retrátil para celulares
O informante afirma que o primeiro chip proprietário da Oppo será um NPU de baixa potência. Dessa maneira, o coprocessador deve ser amplamente usado em celulares comerciais e dispositivos inteligentes.

Entretanto, o componente deve demorar para chegar ao ocidente. Além do grande investimento em pesquisa e desenvolvimento, a fabricante chinesa teria escolhido a litografia de 6 nm da TSMC, fator que encarece o custo de produção do NPU.
Exemplo da Huawei
Conforme aponta o GizChina, o MariSilicon X da Oppo pode ser um NPU semelhante ao Kirin 970 da Huawei. Lançado em 2017, o modelo foi o primeiro chip para dispositivos móveis com foco em IA da indústria.
O NPU trazia um excelente desempenho no processamento de imagem, conseguindo reconhecer mil fotos com consumo geral de energia de apenas 0,3-0,7 W. Isso representava um consumo real de 0,19% em uma bateria de 4.000 mAh.
Simplificando a conta, o Kirin 970 conseguia reconhecer 500 mil imagens usando a bateria completa. Sem dúvidas, um nível de desempenho atraente para os dispositivos modernos.
Até o momento, não foram revelados detalhes técnicos sobre o MariSilicon X, bem como se a Oppo disponibilizará o modelo para desenvolvedores no futuro. Certamente, todas essas informações serão divulgadas durante o INNO Day.

Sobre o Oppo INNO Day
Agendado para os dias 14 e 15 de dezembro, o INNO Day será o primeiro evento 100% online da Oppo. As conferências em formato virtual vão trazer novidades sobre os próximos lançamentos da fabricante.
Além do MariSilicon X, a marca apresentará o Oppo Find N, primeiro smartphone dobrável da Oppo, e os primeiros óculos de realidade aumentada (AR). Ainda haverá painéis sobre as novas soluções criadas pela empresa, como a câmera retrátil para celulares.
Fonte: GizChina
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.