Primeiras GeForce RTX 5090 com conectores queimados surgem na internet
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Depois da estreia tumultuada da GeForce RTX 4090 por conta de conectores de energia derretendo, chegou a vez da RTX 5090. Nesta segunda-feira (10) surgiram dois relatos, e em um deles existe um porém: o usuário não usou cabos ou extensores oficiais, possivelmente uma das causas que teria levado ao dano causado à placa de vídeo e à fonte.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- GeForce RTX 50 | 6 grandes diferenças em relação às GeForce RTX 40
- GeForce RTX 5090 vs GeForce RTX 4090 | O que mudou na GPU mais poderosa
O relado foi publicado no subreddit da NVIDIA pelo usuário ivan6953. Ele conta que, mesmo consciente de que o cabo usado não era o oficial da NVIDIA ou da ASUS, fabricante de sua fonte, sabia o que estava fazendo e que o cabo estava bem conectado. O cabo da fonte usado é o mesmo que ele usou por dois anos na RTX 4090 Founders Edition que tinha antes.
Ao jogar Battlefield V com sua GeForce RTX 5090 consumindo entre 500 e 520W, ele sentiu o cheiro de queimado. Depois de uma verificação, chegou à conclusão que o problema surgiu do lado da fonte e não da placa de vídeo. Dito isso, a conexão da fonte era feita com um cabo original, já que o extensor vai na outra ponta até a placa de vídeo.
Outra RTX 5090 sobreviveu
Algo parecido aconteceu com o youtuber Toro Rocho Reviews e sua RTX 5090 Founders Edition. Segundo o produtor de conteúdo, o problema também aconteceu do lado da fonte e, por conta disso, a placa de vídeo não sofreu qualquer dano, diferente do outro caso mencionado antes.
Dias atrás, a NVIDIA garantiu que o problema de conectores queimando como aconteceu bastante com a RTX 4090, não aconteceria com a geração Blackwell.
Veja mais do CTUP: