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Pesquisadores desenvolvem bateria com armazenamento quatro vezes maior

Por| 27 de Junho de 2016 às 20h32

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Pesquisadores desenvolvem bateria com armazenamento quatro vezes maior
Pesquisadores desenvolvem bateria com armazenamento quatro vezes maior

As baterias estão ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas. Além das que equipam diversos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, existem outras que contêm uma capacidade de armazenamento de energia muito maior e são utilizadas em carros elétricos e residências. Com o aumento dessa demanda, cientistas estão procurando novas alternativas para as baterias de íons de lítio, e as baterias de lítio-enxofre (Li-S) parecem ser a melhor opção até agora.

As Li-S conseguem armazenar até quatro vezes mais energia por unidade de massa do que as baterias de íons de lítio. Além disso, o lítio-enxofre tem se mostrado mais durável que o material convencional. As baterias atuais utilizadas na grande maioria dos smartphones e notebooks, por exemplo, perdem a eficiência com o passar do tempo, visto que a sua capacidade de armazenamento diminui conforme a utilização dos ciclos. As baterias Li-S ainda teriam este desgaste, porém, o problema seria muito menor.

Os pontos negativos das baterias de lítio-enxofre incluem o fato de o enxofre no eletrodo esgotar-se depois de apenas alguns ciclos de carga e descarga, além dos polissulfetos poderem passar através do cátodo e obstruir o eletrodo. Também existia o risco de explosão e vazamento quando colocadas em altas temperaturas. No entanto, para contornar este último problema, pesquisadores da Universidade de Western Ontario, no Canadá e da empresa Canadian Light Source desenvolveram uma técnica de revestimento, denominada de deposição de camada molecular (MLD), que permite levar as baterias de lítio-enxofre a temperaturas elevadas.

O MLD é, na verdade, uma adaptação da deposição convencional de películas atômicas (ALD), que deposita películas finas de óxido inorgânico. "Demonstramos que o revestimento de MLD oferece uma abordagem segura e versátil para baterias de lítio-enxofre e temperaturas elevadas", declarou Andy Xueliang Sun, da referida Universidade.

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Nos testes realizados, os pesquisadores constataram que os elétrodos revestidos de MLD de carbono-enxofre ficaram estáveis e com melhor desempenho em temperaturas até 55ºC. Com estes valores, os pesquisadores esperam que a vida útil das baterias Li-S seja significativamente prolongada, o que melhoraria a autonomia dos carros elétricos e de vários outros equipamentos dependentes do armazenamento de energia.

Fonte: Pplware