O que é um bad block?

HD com Bad Block

Discos rígidos são equipamentos feitos de diversos componentes mecânicos, que naturalmente se desgastam com o passar do tempo. Defeitos podem começar a aparecer por vários motivos, como o manuseio incorreto, má refrigeração (gabinetes mais antigos não se preocupavam tanto com a temperatura dos discos), falta de isolamento anti-estático e até pela própria utilização normal da peça.

Em discos de armazenamento, esse defeito é conhecido como bad block, que é um defeito físico na superfície do disco rígido que não pode ser recuperado. Os HDs atuais são selados na fábrica, então não é possível fazer a manutenção quando acontece algum problema. A solução encontrada pelos fabricantes foi colocar um programa na controladora que "marca" os setores defeituosos e os ignora na hora de escrever ou ler dados.

As empresas também acrescentam uma área especial nos discos, conhecida como área reservada, para substituir essas área defeituosas, trocando o endereço do setor defeituoso por outro nessa área que esteja funcionando, processo conhecido como remapeamento de disco. Esse processo é executado com o objetivo de manter a capacidade total de armazenamento, e isso acontece sem percebermos, pois é a controladora do disco que executa essa função, não o sistema operacional.

Com o tempo essa área reservada acaba, fazendo com que o sistema operacional e utilitários de disco como o HDD Low Level Format Tool e o GParted LiveCD comecem a detectar problemas com cada vez mais frequência. Quando isso acontece, é melhor fazer um backup de seus arquivos e adquirir um novo HD o mais rápido possível.

Os discos atuais possuem uma durabilidade estimada de muitos anos se manuseados e utilizados corretamente, então os bad blocks acontecem com pouca frequência. É sempre recomendado verificar se o seu gabinete está adequadamente refrigerado e manusear os componentes com cuidado, garantindo assim que você substituirá seu disco quando ele se tornar obsoleto, e não defeituoso.

Em diversos sites de fabricantes de discos você pode encontrar utilitários de verificação e correção de erros específicos para praticamente todos os modelos. Basta acessá-los e pesquisar pelo modelo de sua preferência.

Página de downloads da fabricante de discos Hitachi

Página da Hitachi

Página da Western Digital

Página de downloads da fabricante de discos Western Digital

Entendeu o que é um bad block? Viu como é importante manusear suas peças com cuidado? Mande sua opinião para nós!