O que é a tecnologia AMD Eyefinity?

O que é a tecnologia AMD Eyefinity?

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 20 de Maio de 2022 às 11h05
Unsplash/Seyed Sina Fazeli

Para quem busca utilizar vários monitores ao mesmo tempo no trabalho ou estudo e garantir funcionamento de jogos de forma mais envolvente sem problemas de visualização, a tecnologia AMD Eyefinity tem como objetivo facilitar o processo de pareamento em hardwares compatíveis. Mas o que é AMD Eyefinity? O Canaltech te explica.

O que é AMD Eyefinity?

A AMD afirma que a tecnologia Eyefinity permite que dois ou mais monitores sejam combinados em um único desktop. “Quando os monitores são combinados, a resolução e área de trabalho aumenta de acordo com o número de monitores no grupo.”

Objetivo do AMD Eyefinity é expandir a área de trabalho e facilitar uso de múltiplos monitores (Imagem: Reprodução/AMD)

Por exemplo: três monitores de resolução Full HD (1920 x 1080) arranjados na horizontal permitem o uso combinado para resolução final de 5760 x 1080 pixels.

Dessa forma, em vez de identificar monitores separadamente cada um com sua própria resolução, o AMD Eyefinity identifica as resoluções e combina para simular uma única tela.

Até quantas telas o AMD Eyefinity suporta?

Usuários podem configurar diversos monitores para simular uma única tela (Imagem: Reprodução/AMD)

A tecnologia Eyefinity da AMD não depende do suporte do monitor, mas sim da placa gráfica (GPU) do seu computador. Modelos podem garantir suporte para dois ou mais monitores e são limitados a até seis monitores por GPU.

Dessa forma, usuários podem simular um grande painel com múltiplas telas, desde que possuam placas gráficas suficiente para suportar 6 monitores cada uma.

Como ativar o AMD Eyefinity?

1. Configure os monitores utilizando o Windows 7 ou Windows 10;

2. Baixe e instale o Radeon Software Adrenalin 2020 ou versão recente;

3. Clique com o botão direito na área de trabalho e selecione a primeira opção “AMD Radeon Software”;

Após instalado o Radeon Software mais recente, clique com o botão direito na área de trabalho e selecione a opção "AMD Radeon Software" (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

4. Clique no ícone de engrenagem no canto superior da tela;

5. Selecione o menu “Display”;

Navegue para as Configurações no ícone de engrenagem e então selecione o submenu "Display" (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

6. Role a página até o final e clique em “Configuração rápida” na opção "AMD Eyefinity";

7. Selecione “Reorganizar monitores” para mover a ordem das telas como preferir;

Por fim, garanta que a opção "Configuração rápida" ou "Quick Setup" esteja selecionada (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

8. A página também permite configurar as cores, resolução, configuração de FreeSync e mais opções de cada monitor de forma individual.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.