O HD externo não abre? Descubra como solucionar este problema

Por Douglas Ciriaco
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

Os HDs externos combinam praticidade, portabilidade e grandes espaços para você guardar as suas coisas. Eles podem ser muito úteis para você transportar arquivos, salvar dados importantes ou apenas para guardar vídeos, fotos e músicas e ajudar a aliviar o disco interno do seu computador. E tudo isso de maneira simples, pois basta plugar o dispositivo em uma porta USB de seu computador e começar a usar.

Contudo, como volta e meia acontece em nossa relação com as máquinas que nos cercam, as coisas não saem como deveriam e o disco rígido portátil não funciona. Nesta hora, o que fazer? É preciso avaliar algumas situações antes de escolher uma medida a ser tomada, mas há uma série de possibilidades que devem ser tentadas antes de você começar a se desesperar — e nós vamos elencar algumas delas por aqui.

Antes de tudo: verifique as portas e cabos USB

Excesso de poeira e circuitos quebrados são algumas das situações que podem causar falhas na porta USB de seu computador, então, se você plugou o HD externo ali e nada aconteceu, verifique se a entrada em seu PC está funcionando. A melhor maneira de testar é plugar outro dispositivo ali, como um pendrive, e ver se o sistema consegue identificá-lo.

Outra explicação possível para quando você conecta o HD externo e ele não é reconhecido pelo computador é problema no cabo. Diferente dos pendrives, um disco rígido externo é ligado ao PC com a ajuda de um cabo, então experimente outro cabo e veja se tudo volta a funcionar normalmente. Se nada disso der certo, passe para os passos seguintes.

Atualize os drivers do HD externos

Os discos rígidos possuem drivers que são instalados no computador sempre que você conecta as duas partes pela primeira vez. Por alguma razão, esta instalação pode não ter sido completada da maneira correta, prejudicando a comunicação entre PC e HD externo; então é hora de verificar se está tudo certo. Com o HD plugado em uma porta USB, faça o seguinte:

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o botão do Menu Iniciar e vá em “Gerenciador de Dispositivos”.

HD externo não acessível

2. Na tela que se abriu, encontre o menu “Unidades de disco”. Dentro dele, é possível ver o HD externo na lista, então clique sobre ele com o botão direito do mouse e escolha a opção “Atualizar Driver”.

HD externo não acessível

3. Depois, basta dar início à instalação do driver — o ideal é selecionar a opção “Pesquisar automaticamente software de driver instalado” para que o Windows encontre a atualização e complete o processo.

Verifique por erros no sistema de arquivos

O Windows conta com uma ferramenta nativa para a correção de erros em disco, então é possível utilizar este recurso para verificar e tentar solucionar algum problema no HD externo. Então, faça assim:

1. Abra o Windows Explorer e vá até o menu “Este Computador” — ou “Meu Computador” ou apenas “Computador”, dependendo da versão do Windows utilizada por você. Lá, clique com o botão direito do mouse sobre o disco externo e selecione a opção “Propriedades”.

HD externo não acessível

2. Na tela que se abriu, selecione a aba “Ferramentas” e clique sobre o botão “Verificar”. O processo pode levar algum tempo para ser concluído, mas, ao final, retorna com informações a respeito de possíveis erros.

HD externo não acessível

Recupere dados de um HD danificado

Este passo pode ser usado de maneira complementar ao próximo. Ele consiste em recorrer a algum programa de recuperação a fim de tentar reparar erros e recuperar dados caso você não consiga mais acessar seu disco rígido externo. Assim, você pode reaver seus arquivos antes de formatar o equipamento para tentar trazê-lo de volta à vida.

Para tentar recuperar o seu disco rígido, o ideal é recorrer a uma ferramenta desenvolvida especialmente para isso. Há várias opções disponíveis na web, muitas delas gratuitamente. Experimente softwares como Piriform Recuva, EaseUS Data Recovery, GetData Recover My Files, Glary Utilities, TestDisk e Disk Drill.

Formate seu HD externo

Por fim, depois de todas as tentativas, a opção derradeira é a formatação do disco a fim de torná-lo acessível novamente. Vale lembrar que este processo apaga todos os seus dados, então é bom tratá-lo sempre como alternativa mais extrema, digamos assim.

No Windows, faça o seguinte:

1. Encontre a unidade de disco e clique com o botão direito do mouse sobre ela. No menu que se abriu, selecione a opção “Formatar”.

HD Externo não acessível

2. Aqui, um ponto importante em relação à opção “Sistema de arquivos”. Se você vai usar o HD externo apenas no Windows, escolha a opção NTFS. Se a ideia é transitar entre mais de um sistema (usando o dispositivo também no Mac OS e no Linux), a opção mais apropriada é o ExFAT, suportada de maneira nativa no Windows e no Mac OS — no Linux, ativar o suporte para ela é algo simples.

HD externo não acessível

3. Complete a operação clicando em “Iniciar”.

Se a formatação do Windows não for o suficiente, você pode escolher um programa para realizar esta tarefa. Experimente softwares como Hard Drive Eraser, Disk Wipe, Eraser ou Active@ KillDisk.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.