NVIDIA quer saber quais recursos do Painel de Controle manter no novo app
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |
O app Painel de Controle da NVIDIA está de partida e a companhia quer saber quais são os recursos que os usuários mais utilizam nele, possivelmente analisando uma implementação no novo NVIDIA App.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Todo PC com placa NVIDIA GeForce RTX é um AI PC em potencial
- NVIDIA lança recurso estilo ChatGPT para placas GeForce RTX
Para fazer uma transição que não impacte tanto o público, a marca abriu um questionário chamado “NVIDIA App Beta - Migration of NVIDIA Control Panel and legacy 3D settings survey” para compreender o público quer ver na versão completa do aplicativo atual.
De forma mais específica, o objetivo é identificar quais são as ferramentas favoritas que podem ser encontradas na aba “Gerenciar configurações 3D”. Através delas, jogadores podem aprimorar o desempenho, eficiência no consumo de energia e fidelidade visual em cada game ou de forma mais geral.
Configurações 3D do Painel de Controle da NVIDIA
Entre os principais recursos do Painel de Controle da NVIDIA que a empresa deseja saber se devem seguir ou não para o seu novo app estão os seguintes itens:
- Limitar o consumo de energia e reduzir a carga térmica (útil para notebooks, prolongando o tempo de vida da bateria e reduzindo o tempo de superaquecimento)
- Modo de baixa latência (reduz o lag e limita o número de quadros em sequência)
- V-Sync (elimina o rompimento da tela sincronizando a taxa de quadros do jogo com a taxa de frequência do monitor, mas causa acréscimo na latência)
- Anti-Aliasing (suaviza bordas irregulares para uma melhor qualidade visual)
- Filtro Anisotrópico (traz texturas mais nítidas dependendo da perspectiva do jogador)
- Buffer triplo (reduz o stutter quando utiliza o recurso V-Sync)
Levando em consideração que alguns desses recursos não trazem benefícios tão significativos para os games e hardwares recentes, eles abriram o questionário para analisar cada caso.
Fim do GeForce Experience
O Time Verde quer que o NVIDIA App esteja completo até o fim de 2024, com a intenção de fazer com que todos os usuários do GeForce Experience e Painel de Controle migrem para o novo app e tenham uma experiência unificada.
A proposta é trazer novos recursos e resgatar outros “legados”, que sejam mais essenciais no cotidiano do usuário e que não estão presentes nas opções de configurações dos próprios jogos.
Uma opção que muitos ainda utilizam para notebooks é a presença de perfis próprios, que permitem a troca entre os gráficos integrados e GPUs externas - o que auxilia na preservação do tempo de vida da bateria dos notebooks quando não estão em gaming.
E os jogos antigos?
No Reddit, várias pessoas questionam a migração de recursos do Painel de Controle da NVIDIA voltados apenas para experiências mais recentes. Para eles, a empresa quer abandonar facilidades como o filtro anisotrópico (AF) - que pode melhorar a visual de games mais antigos.
O “GameStream” é outro recurso que os usuários querem que permaneça, permitindo que a pessoa faça o streaming de jogos de PC em dispositivos Android ou NVIDIA Shield TV sem necessidade de app de terceiros.