Publicidade

Nvidia pode revelar GeForce RTX 3090 em setembro, aponta rumor

Por| 15 de Junho de 2020 às 10h17

Link copiado!

Nvidia pode revelar GeForce RTX 3090 em setembro, aponta rumor
Nvidia pode revelar GeForce RTX 3090 em setembro, aponta rumor
Tudo sobre Nvidia

A Nvidia pode mostrar a sua nova linha de GPUs RTX 30xx ainda em setembro de 2020, segundo o site Igor’s Lab. O veículo disse ter fontes dentro da companhia que confirmam o cronograma e a possível data de revelação do produto na Gamescom deste ano.

De acordo com o site, a Nvidia estaria programando iniciar a produção da nova linha em agosto, o que já permitiria preparar a revelação em um evento para mídia em setembro. Nessa ocasião, a Nvidia já teria benchmarks das novas GPUs para mostrar. Contudo, também é possível que a companhia apresente as placas de vídeo um pouco antes, durante a Gamescom, em agosto.

Os rumores e informações antecipadas apontam que pelo menos dois modelos farão parte do lançamento: a RTX 3080 e a RTX 3090. Ainda há dúvidas sobre se esses serão mesmo os nomes dos componentes.

Continua após a publicidade

Sabe-se que a RTX 3080 será a mais básica da nova linha. Contudo, pelo padrão atual da empresa, o outro modelo, topo de linha, deveria ser a RTX 3080 Ti, com o “Ti” indicando a versão topo de linha.

Entretanto, todas as informações vazadas até agora apontam para a existência de uma RTX 3090. Desde 2012, a Nvidia não usa a numeração terminada em 90 em suas placas. A última vez que isso aconteceu foi com a GTX 690, que recebeu esta referência por conter dois chips.

Isso levanta duas possibilidades. A primeira é de que a RTX 3090 pode vir com dois chips, justificando a referência. A outra seria somente a adoção da numeração 90 para acompanhar o mercado, já que AMD (com o Ryzen 9) e a Intel (Core i9) usam o número 9 em seus produtos topo de linha.

Continua após a publicidade

Ainda, vazamentos recentes sugerem que a RTX 3090 poderia ter potência de 203W, rodando por padrão a 2,3 GHz, podendo alcançar frequências maiores com boost. Ainda, a companhia parece ter abandonado a proposta de três fans, colocando apenas um no sistema de ventilação. A GeForce RTX 3090 pode entregar desempenho entre 60% e 90% superior que as GeForce RTX 2080 Ti, atualmente a GPU mais potente do mercado consumidor.

Vale lembrar que as informações aqui ainda não são oficiais da Nvidia, a qual ainda não revelou seu cronograma oficial de lançamentos.

Fonte: Igor's Lab