NVIDIA não descarta tecnologia de geração de quadros do DLSS 3 para as RTX 30
Por Raphael Giannotti |

Desde que lançou a terceira versão do DLSS, a NVIDIA passou a trazer tecnologias exclusivas para gerações específicas de GeForce RTX, como o gerador de quadros, algo disponível somente para as RTX 40. Mas, segundo o Time Verde, eles não descartam a possibilidade de levar o Frame Generation para as RTX 30.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Quando as placas de vídeo GeForce RTX 50 serão lançadas?
- GeForce RTX 5070 realmente tem o desempenho da 4090? Entenda
Em entrevista ao Digital Foundry, Bryan Catanzaro, vice-presidente de pesquisa aplicada em Deep Learning, disse que depois das otimizações feitas ao DLSS 4 e o Multi Frame Generation exclusivo das RTX 50 Blackwell, eles verão o que podem fazer em hardware mais velho.
Foco está nas RTX 50 e o DLSS 4
Sua resposta sobre a possibilidade da tecnologia de geração de quadros chegar para as RTX 30 foi a seguinte:
"Acho que isso é principalmente uma questão de otimização e também de engenharia, além da experiência final do usuário. Estamos lançando esse Frame Generation, a melhor tecnologia de Multi Frame Generation com a série 50, e veremos o que podemos extrair do hardware mais antigo no futuro".
Infelizmente isso é o máximo que a NVIDIA disse sobre a questão, deixando a possibilidade de donos das GeForce RTX 30 usarem a tecnologia de geração de quadros ainda no escuro, algo que acontece desde que o DLSS 3 e as RTX 40 chegaram em 2022 diante da indagação da comunidade.
O DLSS 4 chegará com suporte a dezenas de jogos já no dia 1, que será quando as GeForce RTX 5090 e RTX 5080 serão lançados em 30 de janeiro, com a RTX 5070 e RTX 5070 Ti chegando em fevereiro, ainda sem data confirmada.
Veja mais do CTUP:
- Placas de vídeo com 8 GB estão realmente ameaçadas? Entenda
- 7 detalhes do Nintendo Switch 2 revelados no primeiro anúncio oficial
- GTA 6 pode chegar ao preço de US$ 100 e estabelecer novo padrão de valor
Fonte: Digital Foundry