Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia ganha espaço no mercado de placas mesmo com novas RTX a caminho

Por| 27 de Agosto de 2020 às 21h30

Link copiado!

Divulgação/Nvidia
Divulgação/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

A Nvidia ganhou espaço no mercado de placas de vídeo dedicadas em 2020, mesmo com o lançamento da nova linha RTX sem setembro. Segundo dados da Jon Peddie Research, a companhia teve aumento de 17,8% na demanda de GPUs para revendedores no último trimestre.

O mercado total teve alta de demanda em 2,5%, sendo que AMD também cresceu em 8,4% e Intel apresentou queda de 2,7%. Contudo, a Nvidia ainda se distanciou no mercado de GPUs dedicadas para PC. De acordo com os dados, agora a empresa lidera com 80% do mercado, aumento em relação a 71% registrados no ano passado. No setor de placas dedicadas, a AMD domina os outros 20%.

Continua após a publicidade

Segundo a análise do Jon Peddie Research, a pandemia ajudou o setor a crescer. “Tipicamente, este segundo trimestre [fiscal] tem queda em relação aos anteriores. Neste trimestre houve aumento em influência da pandemia que trouxe efeitos imprevisíveis ao mercado”, acredita a empresa.

Já para o setor de GPUs integradas, a Intel ainda está no topo, mas com decadência. A empresa conta com placas gráficas integradas em seus chips, sendo que, ao dominar o mercado de processadores também tem a maior fatia de GPUs integradas.

Atualmente, a Intel tem 64% do total da demanda, em queda na comparação com os 69% do ano passado. A AMD registra ascensão no setor, crescendo em 2% de 2019 e alcançando 18% do mercado.

Continua após a publicidade

A AMD, contudo, perdeu o segundo lugar em fatia de mercado para a Nvidia, a qual cresceu 4%, retendo 19% do total de vendas em GPUs integradas. Os dados completos foram publicados no site da Jon Peddie Research.

Fonte: Jon Peddie Research