NVIDIA anuncia portabilidade da plataforma CUDA para CPUs RISC-V
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Durante a RISC-V Summit na China, que aconteceu na semana passada, a NVIDIA anunciou a compatibilidade de sua plataforma de computação paralela CUDA para a arquitetura de processadores RISC-V, unindo seu ecossistema de software a um padrão de hardware de código aberto. Uma mudança significativa que pode impactar o segmento de HPC.
- 3 melhores processadores da Intel para jogos em 2025
- 3 melhores processadores da AMD para jogos em 2025
Até agora, a plataforma CUDA, essencial para o desenvolvimento de aplicações em IA e processamento científico em GPUs NVIDIA, funcionava em sistemas baseados nas arquiteturas de CPU x86 (Intel, AMD) e Arm. A adição do suporte ao RISC-V é uma mudança significativa. Diferente dos padrões proprietários, o RISC-V é uma arquitetura de conjunto de instruções de código aberto.
CPUs RISC-V e a plataforma CUDA
Essa integração abre um novo leque de possibilidades para a inovação. Agora, desenvolvedores podem criar sistemas especializados com CPUs RISC-V feitas sob medida para tarefas específicas de IA e aproveitar todo o poder de processamento das GPUs NVIDIA através do ecossistema CUDA.
A NVIDIA já disponibilizou um conjunto de ferramentas que permite compilar aplicações CUDA em um ambiente x86 para serem executadas em um sistema RISC-V conectado a uma GPU da empresa.
Agora com o suporte para uma arquitetura que tem crescido significativamente nos últimos, e ainda de código aberto, a NVIDIA amplia sua área de atuação, se desvinculando mais de ecossistemas fechados, como é também a própria plataforma CUDA. Enquanto isso, a AMD amplia o suporte ao ROCm, rival direta da solução da NVIDIA.
Veja mais do CTUP:
- Características mais importantes nos processadores Intel
- Principais características da arquitetura das CPUs AMD Ryzen
- 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso