Novas CPUs Ryzen AI 400 aparecem com as mesmas especificações da atual geração
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Refresh de arquitetura é algo bem comum na indústria de processadores. De vez em quando, fabricantes usam uma determinada geração, dão uma melhorada de leve, e a lança como se fosse uma nova. Depois da Intel, agora parece ser a vez da AMD, que usará novamente a arquitetura Strix Point, dos Ryzen AI 300, na nova geração Ryzen AI 400, que teve agora dois modelos vazados pela Lenovo.
-
Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 5?
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 7?
Se você segue as notícias de hardware de PC, já sabe: quando acontece um vazamento no Geekbench por uma fabricante, pelo menos o anúncio está próximo. Com a CES 2025 chegando em um mês, o maior evento do ano pode ser o palco para a revelação dos novos processadores Gorgon Point.
Especificações e desempenhos dos Ryzen AI 400
Os testes feitos pela Lenovo envolvem dois processadores. O primeiro deles é o modelo high-end Ryzen AI 9 HX 470 com 12 núcleos, provavelmente divididos em 4 núcleos Zen 5 e 8 núcleos Zen 5c, e 24 threads, assim como o HX 370. A similaridade entre as gerações é tamanha, que o Geekbench achar que a CPU é algum da família Strix Point.
Em relação ao restante das configurações, o processador topo de linha opera com frequências entre 2,0 e 5,1 GHz e é equipado com 16 MB de memória cache L3. Fechando o pacote, o modelo conta ainda com os gráficos integrados Radeon 890M, que é a implementação máxima da iGPU RDNA 3.5 com 16 CUs. A diferença agora é que a frequência é 200 MHz maior em relação ao Ryzen AI 8 HX 370, chegando a 3,1 GHz.
Já o segundo processador vazado nos testes da Lenovo é o Ryzen AI 7 450, um SKU com 8 núcleos e 16 threads, operando com clocks entre 2,0 e 3,1 GHz, embora esse boost pode não ser o final, já que é consideravelmente baixo para os padrões modernos. Sua iGPU é uma Radeon 860M, que oferece 8 unidades computacionais.
Em termos de desempenho, o Ryzen AI 9 HX 470 é cerca de 20% mais forte em multi-thread e 15% em single-thread em relação ao Ryzen AI 9 HX 370. Em relação ao Ryzen AI 7 450, a vantagem envolvendo múltiplos núcleos é similar, mas o desempenho single-thread é de cerca de 5% superior.
Veja mais do CTUP:
-
AMD confirma a existência do Ryzen 7 9850X3D sem querer
- AMD confirma arquitetura Zen 7 com maior foco em IA pela primeira vez
- Nem os Ryzen escaparam: CPUs da AMD ficam mais caras em dezembro

