Publicidade

Novas CPUs Ryzen AI 400 aparecem com as mesmas especificações da atual geração

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD

Refresh de arquitetura é algo bem comum na indústria de processadores. De vez em quando, fabricantes usam uma determinada geração, dão uma melhorada de leve, e a lança como se fosse uma nova. Depois da Intel, agora parece ser a vez da AMD, que usará novamente a arquitetura Strix Point, dos Ryzen AI 300, na nova geração Ryzen AI 400, que teve agora dois modelos vazados pela Lenovo.

Se você segue as notícias de hardware de PC, já sabe: quando acontece um vazamento no Geekbench por uma fabricante, pelo menos o anúncio está próximo. Com a CES 2025 chegando em um mês, o maior evento do ano pode ser o palco para a revelação dos novos processadores Gorgon Point.

Especificações e desempenhos dos Ryzen AI 400

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os testes feitos pela Lenovo envolvem dois processadores. O primeiro deles é o modelo high-end Ryzen AI 9 HX 470 com 12 núcleos, provavelmente divididos em 4 núcleos Zen 5 e 8 núcleos Zen 5c, e 24 threads, assim como o HX 370. A similaridade entre as gerações é tamanha, que o Geekbench achar que a CPU é algum da família Strix Point.

Em relação ao restante das configurações, o processador topo de linha opera com frequências entre 2,0 e 5,1 GHz e é equipado com 16 MB de memória cache L3. Fechando o pacote, o modelo conta ainda com os gráficos integrados Radeon 890M, que é a implementação máxima da iGPU RDNA 3.5 com 16 CUs. A diferença agora é que a frequência é 200 MHz maior em relação ao Ryzen AI 8 HX 370, chegando a 3,1 GHz.

Já o segundo processador vazado nos testes da Lenovo é o Ryzen AI 7 450, um SKU com 8 núcleos e 16 threads, operando com clocks entre 2,0 e 3,1 GHz, embora esse boost pode não ser o final, já que é consideravelmente baixo para os padrões modernos. Sua iGPU é uma Radeon 860M, que oferece 8 unidades computacionais.

Em termos de desempenho, o Ryzen AI 9 HX 470 é cerca de 20% mais forte em multi-thread e 15% em single-thread em relação ao Ryzen AI 9 HX 370. Em relação ao Ryzen AI 7 450, a vantagem envolvendo múltiplos núcleos é similar, mas o desempenho single-thread é de cerca de 5% superior.

Veja mais do CTUP: