Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Modem 5G da Apple deve aparecer nos iPhones apenas em 2023

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Maio de 2021 às 12h10

Link copiado!

Frederik Lipfert/Unsplash
Frederik Lipfert/Unsplash
Tudo sobre Apple

Neste domingo (9), o analista Ming-Chi Kuo revelou em nota enviada a investidores que o tão aguardado modem 5G da Apple deve chegar aos iPhones a partir de 2023. O novo boato reforça rumores de março deste ano, quando analistas da Barclays também disseram que o componente levaria dois anos para chegar ao mercado.

O lançamento do inédito modem 5G da Apple era esperado para os atuais iPhone 12, junto do processador A14 Bionic, mas a empresa teria esbarrado em problemas relacionados à antena compatível com a tecnologia. Embora a companhia não tenha destacado durante a apresentação da nova geração dos iPhones, um desmonte do aparelho revelou a presença de um modem Snapdragon X55 (SDX55M), da Qualcomm.

A peça é a mesma utilizada em conjunto com o processador Snapdragon 865, lançado no fim de 2019, e inclui suporte às redes 5G/4G/3G/2G. Isso explicaria a velocidade de internet muito abaixo da média dos smartphones premium Android, que já utilizam o Qualcomm X65, conforme revelou um estudo da OpenSignal.

Continua após a publicidade

Segundo Kuo, com a perda da sua grande parceira, a Qualcomm seria forçada a competir no segmento de smartphones de baixo custo para não ficar muito atrás da MediaTek. "Quando as restrições de fornecimento melhorarem, a MediaTek e a Qualcomm terão menos poder sobre as fabricantes, resultando em uma pressão competitiva significativamente maior no mercado de médio e baixo custo", disse o analista.

A Apple adquiriu a divisão de modems da Intel em 2019 e, desde então, há rumores de que um componente compatível com 5G da marca estaria em desenvolvimento. Além disso, a empresa investiu cerca de US$ 1 bilhão na aquisição da divisão da Intel. Em dezembro do ano passado, o vice-presidente de Hardware da empresa, Johny Srouji, confirmou que a fabricante já trabalha em seus próprios modems de telefonia móvel, o que causou uma queda nas ações da Qualcomm.

Fonte: MacRumors