Loja física do KaBuM! com produtos mais baratos supera projeções
Por Murilo Tunholi |

A loja física do KaBuM!, inaugurada em abril deste ano, tem superado as projeções da empresa desde seu primeiro mês. Nesta quarta-feira (31), a empresa compartilhou, com o Canaltech, resultados e planos da operação que vende produtos OpenBox mais baratos com até 50% de desconto e à pronta entrega.
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Em um evento realizado na própria loja do KaBuM!, em São Paulo, o diretor de logística da empresa, Fabiano Ferreira, mostrou que já no primeiro mês a operação superou em 17% as expectativas de faturamento.
Entre os produtos que mais geram dinheiro para a loja estão, em ordem:
- notebooks;
- placas de vídeo;
- monitores;
- cadeiras;
- processadores.
Porém, há itens que saem em maior quantidade por serem mais baratos e menores, como SSDs, pentes de memória RAM, headsets e acessórios para celulares.
“A gente está aprendendo muito com o [varejo] físico. Com a venda para o Magalu, que tem uma experiência muito grande por surgir do físico, a gente está se inspirando nisso”, comentou Fabiano.
Produtos vêm de devoluções por arrependimento
A estratégia do KaBuM! é oferecer na loja física os produtos da categoria OpenBox — ou seja, que foram entregues, abertos e devolvidos pelos clientes. Fabiano garantiu que todos os itens do catálogo funcionam perfeitamente, sem avarias.
Por serem produtos seminovos, a loja consegue oferecer descontos que podem chegar a até 50% do preço original. Além disso, os clientes podem testar os itens em exibição e pedir ajuda técnica aos funcionários que ficam no salão.
O KaBuM! ainda oferece três meses de garantia, pois abastece a loja somente com produtos devolvidos por arrependimento.
“Todos os produtos são testados e passam pela unidade Limeira antes de vir para cá. Se a caixa estiver intacta, o item volta para o centro de distribuição. Nas devoluções por arrependimento, nós fazemos o diagnóstico e damos um destino. Se for um produto que só teve a caixa aberta, ele vem para a loja. Caso estejam faltando componentes, a venda vai para outro canal”, explicou o diretor de logística.
Fabiano ainda comentou que, na loja, há bancadas para testar componentes de hardware, como placas de vídeo.
Oferecer preços menores ainda é um desafio
Apesar do KaBuM! prometer preços menores na loja, ainda é difícil acompanhar as variações que acontecem no site. Fabiano afirmou que, por enquanto, a operação física não consegue atualizar os valores com a mesma velocidade do e-commerce.
“Estamos com um projeto de automatizar isso. Quando o site oscilar, a gente oscila automaticamente aqui na loja. No momento, estamos buscando a tecnologia para fazer isso”, disse o diretor.
O diretor do KaBuM! admitiu ainda existir o risco do cliente encontrar um produto no site mais barato do que na loja, principalmente durante ações promocionais. Entretanto, Fabiano acredita que o aprendizado dos últimos quatro meses já está ajudando a resolver o problema.