Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel só deve lançar chips de 10nm em 2021, aponta vazamento

Por| 26 de Abril de 2019 às 09h14

Link copiado!

Intel só deve lançar chips de 10nm em 2021, aponta vazamento
Intel só deve lançar chips de 10nm em 2021, aponta vazamento
Tudo sobre Intel

Informações recentes indicam que não é apenas no desenvolvimento de modems 5G que a Intel está tendo problemas: um cronograma interno de lançamentos vazado pelo Tweakers mostra que a fabricante planeja lançar seus primeiros processadores de 10 nm para desktops somente em 2021 — e mesmo assim apenas em versões de baixo desempenho.

Originalmente, o plano da Intel era de lançar o seu primeiro processador de 10 nm para desktops em 2015, mas desde então vem adiando esse lançamento sempre para o ano seguinte — e o fato de o suposto cronograma mostrar que a empresa só deve conseguir o equipamento em meados de 2021 mostra como ela ficou para trás no desenvolvimento dessa tecnologia.

Segundo o cronograma, a Intel manterá a atualização dos processadores de 14 nm Coffee Lake S com dois, quatro, seis e oito núcleos até a metade de 2020, quando então a linha será substituída pela Comet Lake (também de 14 nm) que introduzirá uma nova variação com dez núcleos e, no primeiro semestre de 2021, a linha será substituída pela Rocket Lake (também de 14 nm) que terá chips com as mesmas opções de núcleos da anterior.

Continua após a publicidade

O primeiro chip de 10 nm para desktops da Intel está programado para ser lançado apenas no início do segundo semestre de 2021, com design Tiger Lake U de apenas quatro núcleos, o que poderá deixar a Intel para trás no mercado de computadores de alto desempenho. Isso porque a maior concorrente da empresa, a AMD, não apenas já possui processadores de 10 nm, mas deve lançar a linha de processadores Ryzen 3000 de 7 nm ainda este ano; em 2021, especula-se que a empresa poderá lançar uma nova linha Ryzen 5000 que deverá introduzir chips de 5 nm.

Mas ainda que a empresa deva demorar para lançar seu primeiro processador de 10 nm no segmento de desktop, o processador para laptops deverá chegar ainda este ano. De acordo com o cronograma de lançamento da empresa para computadores móveis, a Intel deverá lançar os primeiros Ice Lake de 10 nm — ainda que de maneira limitada — no meio deste ano, o que coincide com a promessa da Dell de lançar laptops XPS equipados com processadores Ice Lake em meados de agosto.

Perguntada sobre a veracidade desses cronogramas, a Intel não confirmou e nem negou que eles fossem verdadeiros, o que é um bom indício de que provavelmente as imagens vazadas sejam mesmo reais. Claro, como esses supostos cronogramas são de 2018, já podem ter acontecido alterações, mas dificilmente essas alterações serão para antecipar o lançamento desses processadores.

Continua após a publicidade

Fonte: Digital Trends