Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel pode atrasar lançamento das novas CPUs Comet Lake-S devido ao coronavírus

Por| 12 de Março de 2020 às 10h21

Link copiado!

Sundry Photography / Shutterstock.com
Sundry Photography / Shutterstock.com
Tudo sobre Intel

O lançamento dos tão aguardados processadores Comet Lake-S de 10ª geração da Intel pode demorar mais do que o previsto. Embora o fabricante de semicondutores ainda não tivesse firmado uma data oficial para a chegada da sua nova geração de CPUs para desktops, era esperado que isso acontecesse entre abril ou maio deste ano.

No entanto, um documento vazado pelo site chinês Uniko's Hardware revela algumas especificações do produto e suas possíveis datas de lançamento. Como divulgado, a data do embargo para o anúncio é entre 13 de abril a 26 de junho. Em outras palavras, isso significa que os componentes poderão ser lançados somente no final de junho.

Continua após a publicidade

Origem dos atrasos

No atual cenário da COVID-19, esse atraso não seria surpreendente. A epidemia do SARS-CoV-2 vem causando problemas em toda a cadeia de produção e em diferentes partes do mundo. Vale lembrar que o vírus já infectou mais de 115 mil pessoas em todo o mundo, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Inclusive, alguns fabricantes reduziram sua produção ou a suspenderam totalmente, nos casos em que os funcionários são forçados a ficarem em casa devido ao risco de infecção, como a própria China. Até mesmo no Brasil, esse problema chegou em linhas de montagem por conta dos atrasos no recebimento de componentes importados.

Por esse lado, não faria sentido para a Intel lançar suas novas CPUs se os seus parceiros não forem capazes de produzir placas-mãe e manterem ativa toda a cadeia de produção. Além disso, os processadores Comet Lake-S já deveriam ter sido mostrados durante a CES 2020, mas isso acabou não acontecendo, ou seja, além dos problemas enfrentados pela epidemia da COVID-19, a Intel pode estar enfrentando algumas questões de desempenho.

Continua após a publicidade

Detalhes: Comet Lake-S

De acordo com o documento vazado pelo Uniko's Hardware, as novas CPUs Comet Lake-S ainda serão fabricadas no processo de 14 nanômetros e fornecerão velocidades de clock mais altas do que qualquer modelo já lançado pela Intel. Além disso, a imagem divulgada traz os seguintes processadores de 10ª geração: Core i9-10900K; Core i9-10900KF; Core i7-10700K; Core i7-10700KF; Core i5-10600K; Core i5-10600KF; Core i5-10400 e Core i5-10400F.

Continua após a publicidade

O Intel Core i9-10900K será o principal modelo da linha, oferecendo desempenho melhor quando comparado à geração anterior. Serão 10 núcleos, 20 threads, cache total de 20 MB e TDP de 125W. O chip deve vir com frequência base de 3,7 GHz e Turbo Boost de 5,1 GHz.

Já o Intel Core i5-10400 deve chegar com 6 núcleos, 12 threads, frequência base de 2,9 GHz e Boost de 4,3 GHz.

Fonte: TechRadar