Intel pode adotar ray tracing em suas GPUs no próximo ano
Por Wagner Wakka | 03 de Maio de 2019 às 10h33
A Intel tem guardado a sete chaves como que será a arquitetura da sua próxima série de GPUs para jogos. Contudo, em uma publicação em seu blog oficial, a companhia apresentou mais detalhes sobre como vai funcionar a Intel Xe, que, ao que tudo indica, adotará a tecnologia de ray tracing.
A hipótese surge por conta de um comentário a respeito da framework da GPU. “Estamos felizes em compartilhar hoje que o cronograma da arquitetura Intel Xe para renderização otimizada em datacenters inclui suporte para aceleração de hardware com ray tracing para a família Intel Rendering Framework de APIs e biblioteca de itens”, explicou Jim Jeffers, engenheiro responsável e diretor do time de renderização e visualização da Intel.
A informação pode levantar hipóteses de que a empresa está preparando o terreno para novas placas que devem contar com o sistema de ray tracing. Contudo, isso também pode ser só um indício de que a Intel está atualizando seus hardwares otimizados para placas de vídeo que já contam com a tecnologia no mercado, como as da Nvidia.
Em todo caso, o post indica um passo importante rumo à tecnologia do ray tracing. Ao não apenas dar suporte de software para a tecnologia, a Intel mostra que o mercado está realmente caminhando para GPUs que façam este tipo de cálculo de raios de luz.
Atualmente, a própria Nvidia expandiu a linha de placas de vídeo com suporte ao ray tracing, antes restrito apenas às placas RTX, disponibilizando a tecnologia também para o DirectX, da Microsoft.
A Intel ainda não revelou completamente como serão suas novas GPUs, mas elas devem dar as caras no mercado a partir de 2020.
Fonte: PC Gamer