Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel insere 32 registros de GPUs Arc Alchemist em novo driver de vídeo

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Novembro de 2021 às 20h40

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Após trazer ao mercado a linha de processadores Alder Lake com arquitetura híbrida, a Intel se prepara agora para estrear no segmento de placas de vídeo com a família Arc, baseada na microarquitetura Xe-HPG, e soluções dedicadas a servidores com placas baseadas na microarquitetura Xe-HPC. As soluções podem chegar ao mercado já no início de 2022, prometendo desempenho competitivo com recursos especiais.

Além de suporte a Ray Tracing, as GPUs Arc de codinome Alchemist terão grande poder de processamento de IA, trazendo um rival para o DLSS da Nvidia na forma do Intel XeSS, com Machine Learning e dados temporais. A gigante de Santa Clara acaba de dar mais alguns passos rumo à estreia dos chips gráficos com um novo driver e uma postagem com códigos de otimização no site GitLab.

Intel insere 32 registros de placas Xe-HPG em driver de vídeo

Continua após a publicidade

As primeiras novidades são cortesia da própria Intel, que lançou nesta semana um novo driver de vídeo para as GPUs integradas de processadores da 6ª a 12ª gerações. Avaliando os arquivos, o administrador do fórum LaptopVideo2Go Andi_84 encontrou algumas informações interessantes. Em primeiro lugar, os códigos reforçam a existência das linhas Alder Lake-P, para ultrabooks e notebooks gamer, e Alder Lake-M, para tablets e ultrafinos de baixo consumo.

Os elementos mais interessantes, no entanto, são os novos registros de GPUs DG2, codinome do chip que equipará a família de placas dedicadas Arc. No total, o usuário encontrou 32 identificadores, que não trazem detalhes das especificações de cada modelo, no entanto. Ainda assim, a contagem é 6 vezes maior que o da DG1, primeira placa dedicada da Intel lançada no ano passado.

É importante frisar que isso não quer dizer, necessariamente, que veremos 32 modelos de GPUs Arc no mercado, mas sugerem que teremos uma quantidade respeitável de soluções na família. É possível que, entre as placas registradas, estejam ainda chips gráficos para notebooks, mas sem dados mais concretos das configurações, tudo não passa de especulação.

Continua após a publicidade

Códigos confirmam mais uma configuração de GPU da família Arc

Paralelo a isso, um dos membros do time de desenvolvimento de drivers de código aberto da Intel, Francisco Jerez, pode ter confirmado uma terceira configuração para a família Arc. Em postagem no site GitLab, em que discute sobre otimizações feitas nos drivers para aprimorar o desempenho das GPUs DG2, Jerez deixa escapar o modelo DG2-448.

Até o momento, a Intel só havia confirmado duas configurações — a DG2-128 de entrada, com o equivalente a 128 Unidades de Execução (EUs) em um total de 1.024 núcleos, e a topo de linha DG2-512, com 512 EUs em um total de 4.096 núcleos. Seguindo essa lógica, a DG2-448 deve contar com o equivalente a 448 EUs, ou 3.584 núcleos.

Continua após a publicidade

Considerando os rumores de que a DG-512 entregaria desempenho próximo ao de uma RTX 3070 Ti, a DG2-448 poderia competir com a RTX 3060 Ti, mas novamente há poucas informações sobre o modelo. O ideal agora é esperar por mais informações, seja através da Intel ou por meio de vazamentos.

Fonte: WCCFTech, VideoCardz, Tom's Hardware