Publicidade

Intel insere 32 registros de GPUs Arc Alchemist em novo driver de vídeo

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Após trazer ao mercado a linha de processadores Alder Lake com arquitetura híbrida, a Intel se prepara agora para estrear no segmento de placas de vídeo com a família Arc, baseada na microarquitetura Xe-HPG, e soluções dedicadas a servidores com placas baseadas na microarquitetura Xe-HPC. As soluções podem chegar ao mercado já no início de 2022, prometendo desempenho competitivo com recursos especiais.

Além de suporte a Ray Tracing, as GPUs Arc de codinome Alchemist terão grande poder de processamento de IA, trazendo um rival para o DLSS da Nvidia na forma do Intel XeSS, com Machine Learning e dados temporais. A gigante de Santa Clara acaba de dar mais alguns passos rumo à estreia dos chips gráficos com um novo driver e uma postagem com códigos de otimização no site GitLab.

Intel insere 32 registros de placas Xe-HPG em driver de vídeo

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As primeiras novidades são cortesia da própria Intel, que lançou nesta semana um novo driver de vídeo para as GPUs integradas de processadores da 6ª a 12ª gerações. Avaliando os arquivos, o administrador do fórum LaptopVideo2Go Andi_84 encontrou algumas informações interessantes. Em primeiro lugar, os códigos reforçam a existência das linhas Alder Lake-P, para ultrabooks e notebooks gamer, e Alder Lake-M, para tablets e ultrafinos de baixo consumo.

Os elementos mais interessantes, no entanto, são os novos registros de GPUs DG2, codinome do chip que equipará a família de placas dedicadas Arc. No total, o usuário encontrou 32 identificadores, que não trazem detalhes das especificações de cada modelo, no entanto. Ainda assim, a contagem é 6 vezes maior que o da DG1, primeira placa dedicada da Intel lançada no ano passado.

É importante frisar que isso não quer dizer, necessariamente, que veremos 32 modelos de GPUs Arc no mercado, mas sugerem que teremos uma quantidade respeitável de soluções na família. É possível que, entre as placas registradas, estejam ainda chips gráficos para notebooks, mas sem dados mais concretos das configurações, tudo não passa de especulação.

Códigos confirmam mais uma configuração de GPU da família Arc

Paralelo a isso, um dos membros do time de desenvolvimento de drivers de código aberto da Intel, Francisco Jerez, pode ter confirmado uma terceira configuração para a família Arc. Em postagem no site GitLab, em que discute sobre otimizações feitas nos drivers para aprimorar o desempenho das GPUs DG2, Jerez deixa escapar o modelo DG2-448.

Até o momento, a Intel só havia confirmado duas configurações — a DG2-128 de entrada, com o equivalente a 128 Unidades de Execução (EUs) em um total de 1.024 núcleos, e a topo de linha DG2-512, com 512 EUs em um total de 4.096 núcleos. Seguindo essa lógica, a DG2-448 deve contar com o equivalente a 448 EUs, ou 3.584 núcleos.

Continua após a publicidade

Considerando os rumores de que a DG-512 entregaria desempenho próximo ao de uma RTX 3070 Ti, a DG2-448 poderia competir com a RTX 3060 Ti, mas novamente há poucas informações sobre o modelo. O ideal agora é esperar por mais informações, seja através da Intel ou por meio de vazamentos.

Fonte: WCCFTech, VideoCardz, Tom's Hardware