Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel confirma processadores Tiger Lake de oito núcleos

Por| 14 de Setembro de 2020 às 12h30

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Depois de confirmar a chegada da 11ª geração de processadores Tiger Lake, a Intel, por meio de Boyd Phelps, vice-presidente corporativo, também confirmou que a família terá pelo menos um processador com oito núcleos. O anúncio foi feito no blog oficial da companhia e acaba com as dúvidas de quem se perguntou se o lineup seria composto apenas por componentes de quatro núcleos.

Leia também:Com Intel Tiger Lake, notebooks rodarão jogos a até 60 FPS sem GPU dedicada

Além de confirmar que teremos, de fato, um Tiger Lake com mais de quatro núcleos, Phelps deu mais informações sobre o componente. "Também adicionamos um cache de 3MB de último nível (LLC) não incluído por fatia de núcleo. Uma carga de trabalho de núcleo único tem acesso a 12MB de LLC na matriz de 4 núcleos ou até 24 MB na configuração de matriz de 8 núcleos", disse no post, completando que mais informações ainda seriam passadas.

Durante apresentação há algumas semanas, a Intel afirmou que os Tiger Lake de 11ª geração com quatro núcleos já podem superar os chips Renoir da AMD, que possuem oito núcleos. Isso seria possível graças ao processo SuperFin de 10nm, núcleos de processamento Willow Cove e processamento gráfico Iris Xe. Se isso for mesmo real, é possível que os Tiger Lake de oito núcleos se destaquem ainda mais no mercado, podendo ameaçar a liderança dos Renoir.

Continua após a publicidade

É bom lembrar, porém, que os atuais chips Tiger Lake de dois e quatro núcleos estão posicionados nos segmentos que vão de 7W a 28W de TDP, então é bastante provável que os Tiger Lake de oito núcleos subam a barra de consumo energético e fiquem entre 45W e 64W.

"Por meio da forte colaboração entre as equipes de design e tecnologia de processo da Intel, estamos entregando inovações tanto no revestimento quanto na arquitetura do transistor. Este processo de alto desempenho e baixo consumo de energia é crítico para o Tiger Lake e o foco na inovação do processo está permitindo novos níveis de desempenho", disse Phelps.

Segundo a Intel, os chips Tiger Lake de quatro núcleos devem chegar ao mercado em outubro de 2020. Quanto aos modelos de oito núcleos, as datas — e as especificações oficiais — ainda são desconhecidas.

Continua após a publicidade

Fonte: Tom's Hardware, Blog Intel