Imparável, AMD comemora "melhor ano no Brasil e no mundo" com receita em alta
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A AMD realizou nesta quarta-feira (5) o Partner Summit 2025, evento anual em que compartilha suas conquistas durante os últimos meses. E motivos para celebrar não faltaram na edição deste ano: o 3º trimestre atingiu o recorde de receita, com o montante de US$ 9,2 bilhões.
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O número representa um aumento de 36% em comparação ao mesmo período de 2024, com destaque para os recentes esforços em componentes, software, servidores e inteligência artificial. Para o diretor geral da AMD no Brasil, Sérgio Santos, os dados falam por conta própria:
“Este é o melhor ano da AMD no Brasil e em todo o mundo”, afirma o executivo à reportagem do Canaltech.
A companhia também destaca suas grandes parcerias ao redor do planeta, seja com fabricantes como Lenovo, HP, Dell e Acer; seja com gigantes da indústria tech como a OpenAI e IBM.
Enquanto o acordo com a OpenAI garante a alimentação de seus servidores com grandes aceleradores para inteligência artificial, com a IBM o foco é a programação de computação quântica. Com isso, eles buscam um espaço ainda maior no mercado tecnológico.
“Quando pensamos em silício, temos de pensar sempre 5 anos à frente”, revela Sérgio Santos.
AMD e inteligência artificial
O diretor geral da AMD no Brasil, ao lado de diversos outros executivos, explicou como a IA ganhou destaque dentro das operações globais da empresa. De acordo com ele, um dos aspectos que se fortalece é a inferência em inteligência artificial — o processo de gerar previsões e dados a partir de informações.
Neste aspecto, a companhia lançou recentemente o software ROCm 7. A promessa é que o modelo de código aberto impulsione o treinamento e o desempenho da inferência dos modelos, assim como expandir as ferramentas corporativas para organizar a infraestrutura e usabilidade.
A parceria com a OpenAI também será muito importante, com o acordo que prevê o uso de aceleradores com o total de 6 gigawatts (em termos leigos, é o mesmo consumo de 6 milhões de GPUs gamers simultaneamente). Esta será a primeira implementação de 1 gigawatt, com uso da placa gráfica Instinct MI450 — prevista para começar no 2º semestre de 2026.
A AMD também atenderá em grande escala corporações como Oracle, Cisco, DigitalOcean, Tech Mahindra e diversas outras que oferecem serviço de soluções com IA e por nuvem. E como isso te impacta? Em entrevista exclusiva ao Canaltech, Sergio Santos explica melhor:
“Serviços muito populares em todo o mundo, como o Office 365, Netflix, Uber, SalesForce e vários outros usam a tecnologia AMD. As pessoas têm acesso com um desempenho muito melhor, para não ter interrupções na sua utilização”.
“Além disso, existe a questão da redução de custo. Se consigo colocar mais capacidade de computação no mesmo espaço físico como a AMD consegue, com gasto menor de energia, isso se reflete em uma redução de custo para o usuário final”, ressalta o diretor geral da AMD.
Porém, apesar de terem uma presença crescente em servidores e data centers, o Time Vermelho também quer atingir o público via PC e notebooks. Para isso, diversos processadores produzidos por eles já possuem NPUs — que permitem uso de ferramentas como o Copilot+ e outras ferramentas de IA.
“A inteligência artificial já é vista de ponta a ponta, dos data centers até os consumidores”, afirma Sérgio Santos.
E em relação às novidades, eles afirmam ter muito a anunciar durante a CES 2026 (que acontece no mês de janeiro). Entre os seus projetos, a AMD quer levar a tecnologia Radeon para a IA, assim como planejam um investimento maior em Copilot+.
Trabalho em equipe na AMD
O diretor geral da AMD no Brasil ressalta que estas conquistas não se devem apenas ao mercado brasileiro, estadunidense, chinês ou algo do tipo. É todo o conjunto que gera o modelo que tornou seus negócios bem-sucedidos em todo o mundo.
De acordo com Santos, o sucesso é resultado do crescimento da qualidade dos profissionais e a consistência e comprometimento de toda equipe com o roadmap. Ele reforça que foi graças à combinação de ideias corretas com a execução — que enxerga desde 2017, com o início da arquitetura Zen.
“Temos a combinação da genialidade da arquitetura com um grande investimento em pesquisa e desenvolvimento”, ressalta o executivo.
A AMD também anunciou que irá expandir seu ecossistema com foco na comunidade, com destaque para a AMD Partner Network: um hub para parceiros comerciais, com foco em vendas.
Segundo a companhia, o programa reúne diversas ferramentas para que empresas tenham acesso a novos produtos, rebaixa de preços, análise do desempenho de vendas, participem de ações promocionais que são executadas em todo o país e diversos outros recursos.
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