Publicidade

IA vai exigir 2x mais armazenamento nos próximos 3 anos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
benjamin lehman/Unsplash
benjamin lehman/Unsplash

Uma pesquisa encomendada pela Seagate, uma das maiores fabricantes de dispositivos de armazenamento do mundo, revela que a demanda por esse tipo de componente irá dobrar nos próximos 3 anos por conta da demanda por Inteligência Artificial. A pesquisa mostra ainda que 72% das empresas já usam IA e o restante planeja adotar a tecnologia também em 3 anos.

A nuvem ainda é o meio preferido de armazenamento de dados para IA nessas empresas. 65% dos dados de inteligência artificial foram guardados na nuvem em 2024 e esse número deve aumentar para 68% até 2028, é o que mostra a projeção da pesquisa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Redundância na segurança dos dados

A prioridade de 25% das empresas que participaram da pesquisa é a segurança no armazenamento de dados. Para 18% delas, a capacidade de armazenamento vem em seguida, além de gerenciamento de dados em terceiro lugar, com 14% da preferência entre as participantes.

Entre as empresas que fazem uso de mais de 100 PB (Petabyte, ou 100 mil Terabyte) de armazenamento, 87% preferem guardar checkpoints (que é o salvamento dos diferentes processos) de treinamento de IA em nuvem e também em HDDs ou SSDs localmente para garantir a segurança dos dados.

Essas empresas sinalizaram que estão sempre se adaptando para atender às demandas de IA. 65% delas já adotaram armazenamento escalável em nuvem, 56% implementaram softwares avançados de gerenciamento de dados e 55% já melhoraram sua infraestrutura.

A ampla adoção de IA em todo mundo não só dispara a necessidade por GPUs voltados para o treinamento e avanço da tecnologia, mas também de HDs e SSDs para o armazenamento de tudo que é elaborado nesse sentido.

Veja mais do CTUP:

Fonte: Recon Analytics