Huawei deverá lançar novo processador 5G antes do Kirin 1020

Huawei deverá lançar novo processador 5G antes do Kirin 1020

Por Diego Sousa | 31 de Março de 2020 às 09h15
Reprodução

A Huawei parece planejar o lançamento de mais um processador voltado ao mercado de smartphones premium. De acordo informações divulgadas por um blogueiro chinês via Weibo, o processador Kirin 985 equipará os novos Huawei Nova 7 e Nova 7 Pro, previstos já para o próximo mês de abril.

Publicação via Weibo (Foto: Reprodução)

O Kirin 985 não é, de fato, uma surpresa no mercado. O chipset foi citado pela primeira vez em agosto de 2019, sem muitos detalhes, para ser uma versão 5G mais acessível do Kirin 990 e competir diretamente com o Snapdragon 855, da Qualcomm.

No entanto, a Huawei optou por não apresentar o chipset, lançando apenas as versões 4G e 5G do Kirin 990. Na época, não foram divulgadas informações sobre a desistência, embora fontes ligadas à companhia acreditem que "processadores 5G de baixo e médio desempenho quase não tiveram espaço devido à aceleração de soluções de alta performance".

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além disso, vale lembrar que a Huawei havia acabado de entrar na lista de bloqueio comercial nos Estados Unidos, embora não haja confirmação de que isso também possa ter afetado o dispositivo.

Conforme reportado na rede social chinesa, a Huawei parece não ter desistido da plataforma, mas, naturalmente, ela continuará posicionada um degrau abaixo da linha Kirin 990. Ou seja, o Kirin 985 competirá diretamente com a série Snapdragon 700 mais recente — Snapdragon 765 e 765G.

O vazador informou ainda que a nomenclatura pode ser alterada antes do lançamento, além de ser fabricado em 7nm+ no processo EUV (ultravioleta). Essa tecnologia possibilita construir um chipset menor, mais potente e econômico. Além disso, ele trará suporte ao modem Balong 5000 para conexões 5G.

Fonte: My Drivers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.