GALAX lança Nvidia RTX 3060 Ti HOF Pro com RAM GDDR6X e clocks turbinados
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
A GALAX revelou sem grande alarde nesta semana a GeForce RTX 3060 Ti Hall of Fame (HOF) Pro, integrante da série super premium de placas customizadas da companhia. O lançamento chama atenção não apenas pelos recursos avançados comuns à série HOF Pro, mas também por se tratar do modelo recém-anunciado da RTX 3060 Ti munido de memória GDDR6X, notavelmente mais veloz.
- Nvidia divulga resultados de estudo sobre cabos derretidos na RTX 4090
- Nvidia GeForce RTX 4000 para notebooks tem suposto desempenho vazado
A novidade estreia mantendo boa parte das especificações do modelo original, com chip GA104 embarcando 38 Streaming Multiprocessors (SMs), compostos por 4.864 núcleos, 38 RT Cores para Ray Tracing e 152 Tensor Cores para tarefas de Inteligência Artificial, incluindo DLSS.
Para este modelo, a Nvidia substituiu a memória GDDR6 de 15 Gbps por um conjunto de VRAM GDDR6X a 19 Gbps. Trabalhando em uma interface de 256-bit, a largura de banda subiu de 448 GB/s para respeitáveis 608 GB/s.
Especificamente no caso do modelo HOF Pro — que recebe um modelo da série 60 da Nvidia pela primeira vez desde a GTX 1060 —, a GALAX realizou um overclocking robusto de fábrica, atingindo por padrão frequências de 1.800 MHz, 8% a mais que a RTX 3060 Ti de referência. Os ganhos da combinação de clocks mais altos e RAM mais veloz devem ser perceptíveis em jogos intensos em processamento e uso de RAM, ainda que possam ser bem modestos.
Uma das consequências das modificações é o aumento no TGP, que sai dos 200 W padrão para 265 W, salto expressivo de quase 33%. Apesar de não haver recursos adicionais extravagantes como as HOF das GPUs topo de linha, que chegam a contar com painéis OLED para exibição de status, a nova RTX 3060 Ti da empresa traz uma funcionalidade muito curiosa: LEDs para indicar o estado de conexão dos cabos de alimentação.
Quando o conector está devidamente encaixado, a lâmpada de LED posicionada no backplate é acesa em branco. Caso não estejam instalados corretamente, o indicador é aceso em vermelho. A função seria muito bem-vinda em modelos baseados na série RTX 4000, envolta em polêmicas de derretimento das conexões, em virtude de encaixes mal-feitos.
Outros destaques incluem ainda o uso de um PCB customizado em branco com 10 camadas, sistema de iluminação RGB controlado pelo software de gerenciamento da marca, refrigeração equipada com 3 ventoinhas de 90 mm e função que paraliza a rotação em cargas de trabalho mais leves, além de alimentação com dois conectores de 8 pinos reforçados.
A GALAX não chegou a anunciar detalhes de preço e disponibilidade, mas espera-se que a novidade seja uma exclusividade da China — a série HOF Pro não costuma sair do mercado asiático. Uma versão ligeiramente mais simples da família, a HOF, é disponibilizada globalmente, inclusive no Brasil, mas é composta apenas pela RTX 3080 e mais recentemente pela RTX 4090.
GALAX GeForce RTX 3060 Ti HOF Pro GDDR6X: ficha técnica
- GPU: GA104
- Streaming Multiprocessors (SMs): 38
- CUDA Cores (Núcleos): 4.864
- Tensor Cores (IA): 152
- RT Cores (Ray Tracing): 38
- Frequências: 1.800 MHz (Boost)
- Poder computacional (FP32): até 17,5 TFLOPs
- Memória VRAM: 8 GB GDDR6X
- Interface da memória: 256-bit
- Velocidade da memória: 19 Gbps
- Largura de banda: 608 GB/s
- Consumo (TGP): 265 W
Fonte: VideoCardz