Exynos 2200 deve ter GPU mais fraca que Snapdragon 8 Gen 1, diz rumor

Exynos 2200 deve ter GPU mais fraca que Snapdragon 8 Gen 1, diz rumor

Por Gustavo de Lima Inacio | Editado por Wallace Moté | 09 de Dezembro de 2021 às 10h58
Samsung

Há alguns dias a Qualcomm anunciou a sua mais nova plataforma para smartphones, o Snapdragon 8 Gen 1, sucessor direto do Snapdragon 888. Agora, é esperado que a Samsung anuncie o seu novo chipset para encerrar o ciclo de plataformas focadas em modelos Android. O chamado Exynos 2200 promete ser um grande avanço em relação ao Exynos 2100 presente no Galaxy S21 Ultra, especialmente por ser o primeiro projetado em parceria com a AMD.

Agora, o informante Ice Universe (@UniverseIce no Twitter) diz que dificilmente o SoC da Samsung vai ser capaz de superar o Snapdragon 8 Gen 1. Enquanto antes acreditava-se que ele teria uma GPU notavelmente superior, justamente por conta do fato de ser produzida pela AMD com base na arquitetura RDNA, agora são grandes as chances de acabar ficando atrás do concorrente feito pela Qualcomm nesse sentido, apenas empatando em CPU.

Assim, em vez de o Exynos 2200 colocar a Samsung à frente da concorrência na nova geração, é bem possível que continuem existindo comentários citando as diferentes variantes dos Galaxy S, que tradicionalmente chegam com Qualcomm em alguns países e possuem a plataforma proprietária em outros.

O leaker ainda aponta que tanto o Exynos 2200 quanto o Snapdragon 8 Gen 1 e até mesmo o MediaTek Dimensity 9000 não trarão avanços significativos na parte de CPU, seja em performance ou em eficiência energética, dizendo que ainda devem trazer temperaturas altas durante o uso.

Segundo ele, "não é tão bom quanto A15, nem mesmo A13", comparando com os chipsets da Apple. No caso da Qualcomm, melhorias maiores devem ser vistas apenas no Snapdragon 8 Gen 3.

Ainda quanto à GPU, Ice Universe aponta que a GPU Adreno 740 do Snapdragon 8 Gen 2, a ser anunciado no final do ano que vem, deve ser melhorada de forma significativa, e mesmo que a Samsung use uma nova geração da arquitetura mRDNA para a GPU do suposto Exynos 2300, ela pode fica atrás.

Infelizmente, a Samsung ainda não marcou uma data para a apresentação do Exynos 2200, mas ele deve ser revelado em algum momento antes da chegada do Galaxy S22, previsto para fevereiro do ano que vem.

Fonte: Twitter (1, 2, 3)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.