Este detalhe pode dificultar atualização para a nova GeForce RTX 3080 Ti

Por Wagner Wakka | 20 de Julho de 2020 às 09h19
Tudo sobre

Nvidia

Saiba tudo sobre Nvidia

Ver mais

Pode não ser tão simples assim fazer um upgrade para as próximas placas de vídeo da Nvidia. Um suposto vazamento do site Tom’s Hardware mostra o que seria o manual da GeForce RTX 3080 Ti (nome ainda em rumor), a próxima GPU topo de linha da fabricante que aparentemente contará com um novo conector de energia.

Atualmente, as placas da companhia trabalham com um sistema de alimentação de oito pinos com a fonte, dos chamados conectores PCle. De acordo com os vazamentos, a RTX 3080 Ti deve abandonar esse padrão e trabalhar com 12 pinos. Ou seja, para fazer o upgrade da GPU, talvez também seja necessário modificar a fonte para uma que conte com os 12 pinos para a placa de vídeo.

Descrição da entrada de 12 pinos das novas placas (Foto: Tom's Hardware)

Segundo o site, a ideia é oferecer até 648W somente com o padrão. Contudo, é sempre importante lembrar que a placa não vai pedir tudo isso. A expectativa é de que sejam necessários 350W para alimentar a GeForce RTX 3080 Ti.

Segundo a descrição, o novo padrão não vai permitir a utilização de dois conjuntos de seis pinos, apenas um pacote inteiro de 12 deles. Dessa forma, para fazer o upgrade para a nova geração, é possível que também seja necessário comprar uma nova fonte que ofereça o novo conector com 12 pinos.

Outra mudança é mais voltada para quem gosta de deixar os cabos todos arrumados dentro do computador, já que utilizar apenas um conector facilita deixar tudo organizado e bonitinho dentro do gabinete.

Vale lembrar que a informação ainda é apenas um rumor. Ou seja, não vá pensando em comprar uma nova fonte agora por conta da GeForce RTX 3080 Ti. Ainda precisamos esperar ouvir isso oficialmente da Nvidia, que vem se mantendo em silêncio.

A expectativa é de que as novas GeForce RTX 3000 cheguem ainda em 2020.

Fonte: Tom's Hardware

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.