Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresa anuncia tela micro-LED que se estica e aumenta até 130%

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Maio de 2021 às 07h30

Link copiado!

Reprodução/Royole
Reprodução/Royole

A Royole ficou conhecida em 2018 depois de anunciar a primeira tela dobrável comercialmente viável no FlexPai, primeiro smartphone com a característica no mundo. Cerca de três anos depois, a companhia volta a oferecer uma inovação ao mercado: uma tela que pode expandir.

Uma tela micro-LED que pode aumentar em até 130% foi apresentada durante a Display Week 2021. O componente foi criado pela Royole, que garante ainda uma curvatura convexa de até 40 graus sem que a tela se quebre ou mesmo deixe de exibir o conteúdo. A ideia é oferecer a solução para dispositivos vestíveis, que poderiam se adaptar ao corpo do usuário.

Na apresentação, foi utilizada uma tela de 2,7 polegadas com resolução de 96 x 60 pixels, e a fabricante alega que é possível alcançar uma densidade de pixels de 120 pixels por polegada. Ao esticar o display, a densidade diminui, uma vez que os pixels ficam mais distantes entre si.

Continua após a publicidade

Tela que se adapta a diferentes formatos

De acordo com a empresa, a tela micro-LED esticável também possui a capacidade de se moldar em todas as direções, não apenas expandir em uma superfície plana.

“Telas expansíveis não são apenas dobráveis e enroláveis, mas também podem ser moldadas em 3D, incluindo puxadas, torcidas, deformações convexas e côncavas, o que abre novas aplicações e possibilidades que visores flexíveis não suportam, como dobradura tridimensional para criar dispositivos inteligentes mais compactos ou formas esféricas de objetos comuns de nosso dia a dia”, explicou a Royole.

Continua após a publicidade

Entre as sugestões de aplicação, a empresa citou para-brisas de carros inteligentes e óculos de sol. Segundo a Royole, a tela esticável ainda permite transmissão maior que tecnologias atuais de telas OLED, permitindo até 70% de transmitância, por isso pode ser aplicado em locais que exigem um nível de transparência.

A fabricante diz que já está pronta para produzir a micro-LED esticável, mas não deu uma previsão para que os primeiros produtos com o visor cheguem ao mercado. A apresentação foi feita mais para mostrar o componente a outras fabricantes do que propriamente para o mercado consumidor, por enquanto.

Fonte: Royole