Publicidade

CPUs AMD Zen 7 terão 32 núcleos e quase 4x mais cache que o Ryzen 9 9950X3D

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/AMD
Reprodução/AMD

Enquanto a atual arquitetura de CPU Zen 5 da AMD ainda busca atrair usuários de gerações passadas, rumores sobre Zen 7 seguem se intensificando. Moore's Law is Dead (MLID) volta agora dizendo que essa arquitetura terá maior suporte de memória cache L3 e mais núcleo por CCD (Core Complex Die). Isso significa que uma CPU Zen 7 topo de linha pode ter 32 núcleos e 448 MB de cache 3D.

Segundo o canal, essa futura geração de processadores AMD Ryzen será chamada de "Grimlock Ridge" e ela será dividida em três categorias. A primeira delas seria a configuração máxima voltada para o lineup EPYC de data centers. O segundo equiparia os Ryzen para consumidor, com um último grupo voltado para SKUs mobile de alto desempenho para notebooks.

Desempenho, litografia e especificações das arquitetura Zen 7

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As fontes do MLID afirmam que as CPUs AMD Zen 7 teria aumento de IPC entre 15 a 25% em relação ao Zen 6, que ainda nem foi oficializado pelo Time Vermelho. Desse incremento de performance geracional, 8% seria somente com a implementação do novo design de cache.

Os novos processadores Ryzen e EPYC feitos com essa arquitetura devem ser fabricados no processo A14 da TSMC. Por isso, algumas mudanças importantes poderão ser feitas, como a adição de uma quantidade maior de cache L3 e 3D V-Cache. Um CCD com 16 núcleos Zen 7 deve suportar 64 MB de cache L3, além dos 160 MB de cache 3D, totalizando incríveis 224 MB, quase 100 MB a mais que o Ryzen 9 9950X3D, atual topo de linha da AMD. Porém a configuração máxima pode chegar a nada menos que 448 MB de cache e 32 núcleos.

Essa configuração alta deve ser voltada para algum SKU Ryzen topo de linha. O fato é que existe a possibilidade de uma evolução considerável em relação ao que temos hoje. Mas, vale lembrar, estamos falando de uma tecnologia que está a anos de chegar, já que a previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2028. Até lá, a indústria primeiro verá os processadores AMD Zen 6.

Veja mais do CTUP: