Publicidade

BIOS vazada da ASUS libera 2.001W de potência para a Astral RTX 5090D

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
ASUS/Divulgação
ASUS/Divulgação
Tudo sobre ASUS

A GeForce RTX 5090 é a GPU gamer mais sedenta por energia já feita com seu TDP de 575W, podendo chegar a 600W com seu cabo 12V-2x6. Agora imagine essa placa de vídeo com power limit de 2.001W liberado! É o que pode acontecer a partir de agora, com uma BIOS não-verificada e vazada da ASUS para a Astral RTX 5090D (a mesma que ganhou um banho de ouro), já disponível para download.

Como perceberam, existe uma condição específica para usar a BIOS XOC (extreme overclock) da ASUS. Ela foi feita para o modelo Astral, que é uma das mais caras com os chips RTX 5090 e RTX 5080, e precisa ser o modelo voltado para o mercado chinês (RTX 5090D).

Perigos de usar a BIOS que libera 2.001W

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Existem vários riscos e complicações envolvendo o uso dessa BIOS, mesmo que você tenha o modelo específico para o qual foi feito. O primeiro deles envolve o conector de energia. Essa placa de vídeo é equipada com somente um conector 12V-2x6, que entrega o máximo de 600W. Se eles já derretem com essa quantidade de energia, imagina então o que aconteceria com 2.001W.

Além disso, é preciso uma fonte que entregue toda essa potência e esse nível de componente está somente nos PCs dos entusiastas, principalmente daqueles que se aventuram em overclock extremo. E não é só isso, já que existe um aumento na temperatura com tanta capacidade de energia liberada e o cooler padrão desse modelo pode não dar conta.

A Galax, por exemplo, já lançou uma GeForce RTX 5090D com dois conectores de 16 pinos e power limit de 2.000W. Esse modelo é voltado para esse nível de energia e overclock extremo, diferente da ASUS Astral, mesmo esse sendo o design topo de linha da marca, especialmente a variante equipada com water cooler.

Veja mais do CTUP: