Publicidade

ASRock lança cabo de 16 pinos com sensor de temperatura para GPU

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
ASRock/Canaltech
ASRock/Canaltech

Algumas inovações levam tempo para amadurecer e funcionar sem problemas. Entre elas está o cabo de 16 pinos para placas de vídeo, introduzido com o lançamento da GeForce RTX 3090 Ti. Essa conexão está na segunda geração, é usada em diferentes GPUs, mas ainda dá dor de cabeça aos usuários. Alguns modelos, como este recém-lançado da ASRock, oferecem até mesmo sensores para indicar superaquecimento, problema comum desses cabos.

O novo cabo 12V-2x6 da ASRock tem formato em L, o mais indicado por diferentes fabricantes de fontes e também de adaptadores. O ângulo de 90° virou consenso depois dos inúmeros problemas de superaquecimento que surgiram com a primeira geração desse conector de 16 pinos.

Cabo é exclusivo para as fontes da ASRock

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O maior diferencial do novo cabo da ASRock é seu sensor de temperatura embutido. Não é nada visual, com um LED ou algo do tipo, já que ele funciona de forma interna, enviando um sinal à fonte para "garantir uma operação segura". Dá para imaginar que a fonte corta o envio de energia para evitar danos na placa vídeo ou mesmo na fonte.

E por falar nisso, não estamos falando de um adaptador (que existem aos montes no mercado atualmente), mas de um cabo nativo exclusivo para fontes ASRock Taichi e Phantom Gaming. Ou seja, é um cabo que vai direto na fonte, que é o mais indicado no caso desses cabos 12V-2x6.

Por ser de nova geração, esse cabo da ASRock atende aos padrões ATX 3.1 e PCIe 5.1, entregando até 600W, e feito para fontes com capacidade acima de 750W. Por enquanto, o cabo pode ser encontrado apenas no Japão, custando cerca de US$ 40 (5.980 ienes), preço bastante elevado. Ainda não há previsão de lançamento em outros países e regiões.

Veja mais do CTUP: