Aprenda a fazer o processo de overclock no CPU do seu computador

Por Redação
photo_camera Divulgação

Antes que você aprenda como fazer o overclock no seu CPU, existem alguns princípios básicos que você precisa saber. O primeiro é sobre calor.

Inevitavelmente, quanto mais voltagem você adicionar aos seus componentes do PC, mais calor o seu CPU irá produzir. E outra coisa: quanto mais alta for a velocidade de clock que você quer atingir, mais voltagem você precisará.

Por último, existe um limite de voltagem que seu computador pode aguentar antes que ele comece a dar problemas, como diminuição de taxas de frames no GPU, processos corrompidos no CPU, ou mesmo a falta falhas para executar o boot.

Por outro lado, existe um lado bom em mexer com chips. Todos eles são fabricados igualmente, então você não precisará ir atrás de um específico para fazer um melhor overclock.

Uma prática recomendada é "montar" o chip que você irá utilizar. Imperfeições na aplicação do silicone no chip são a causa de variações na performance deles, tanto na estabilidade, voltagem e até em relação ao calor produzido. Isso pode equivaler a uma diferença de até 0.2GHz de diferença, ou 1GHz em potencial de overclock. Então, uma atenção maior as características físicas do chip é necessária.

Nos próximos passos você írá aprender a fazer o overclock do seu chip:

1 - Cheque a usabilidade do seu CPU

overclock cpu

Para garantir que você tenha um overclock bem-sucedido, é necessário saber se a sua CPU é estável tanto quando ela está parada ou funcionando com força total. Você irá precisar de um software chamado Prime95, feito especialmente para este processo.

Também é indicado que você utilize um programa para monitorar a temperatura que seu CPU está produzindo.

2 - Que comecem os testes!

Depois de baixar e executar o Prime95, é hora de saber como o seu CPU lida com o funciomento em 100%. No programa, clique em "Just stress testing", e depois, escolha 'Blend Test' e aperte OK. Não se esqueça de ficar de olho na temperatura da sua CPU por meio do programa de monitoramento da sua preferência.

3 - No BIOS

Depois de cinco a dez minutos do fim do teste, a sua CPU já deve ter voltado à temperatura normal. Abra o Prime95 novamente. Escolha a opção "Test" na barra superior e clique em "Stop", depois reinicialize seu PC apertando a tecla "Delete" para entrar na BIOS.

4 - Auto-overclock

overclock cpu

Na BIOS, ache a aba do overclock. No exemplo, ela é a "OC Tweaker". Quando estiver nela, você verá muitas opções. A maneira mais fácil de executar o overclock na sua CPU é deixar a placa mãe fazer todo o trabalho. A maioria das placas mãe já vem com opções pré determinadas de overclock, geralmente indo de 4GHz a 4.8GHz, dependendo da CPU.

Escolher alguma das opções irá permitir que o computador tente executar o overclock sozinho, sem interferência do usuário. Agora, se você quiser fazer um overclock maior do que 4.8GHz, ou se não conseguir fazer um overclock automático, a saída é fazer o processo manualmente.

5 - Mudando o multiplicador

overclock cpu

Nesse passo, o objetivo é mudar o ratio do multiplicador da CPU para o número que você queira alcançar.

Nesse caso, é 35. O multiplicador então trabalhará com a frequência BCLK dos núcleos (geralmente 100) para criar o resultado final de 3.5GHZ.

6 - Teste na capacidade máxima

Depois que tiver mudando o ratio do multiplicador da CPU para o número desejado, salve as mudanças e saia da BIOS. Entre no Windows, abra o programa de monitoramento de temperatura e veja como ela está. Entre no Prime95, selecione "Options" > "Torture Test" > "Blends Test" e veja como seu chip se sai na capacidade máxima dele.

Se ele ficar estável por pelo menos cinco minutos, é possível começar a aumentar o número do multiplicador para alcançar um overclock maior.

7 - Encontrando o limite

Neste ponto do processo de overclock, você deverá aumentar o valor do multiplicador por um ponto e repetir o processo de teste de estresse no Windows cada vez que for aumentando este número, até você atingir um ponto em que a CPU terá problemas ou o computador apresentar a tela azul de erro.

De maneira ideal, a tela azul aparece antes do computador chegar ao limite de calor.

8 - Aumentando a voltagem

Para resolver o problema da tela azul, é necessário começar a utilizar a voltagem Vcore. Volte ao BIOs, aqui você deve encontrar o modo de voltagem Vcore para CPU.

Na aba dele, mude a opção para "Fixed". Nesse momento, você pode buscar mais informações sobre como o Vcore interage com sua CPU, e quais são os modelos mais indicados de overclocking.

No começo, você pode começar a aumentar a voltagem por 0.01 volts por vez, até que você consiga fazer o boot e teste de estresse com sucesso.

Em certo momento, você não será mais capaz alcançar a próxima frequência, independente dos valores de voltagem. Neste ponto, você deve retornar o overclock a 0.1GHz e voltar as configurações da voltagem Vcore à última posição estável e manter a frequência aí.

9 - Sempre testando

Para que seu overclock funcione de maneira satisfatória é importante que de tempos em tempos você refaça os testes sempre que sentir que é apropriado.

Via Tech Radar

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.