Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple pode lançar aguardado Mac Pro com novo chip "M2 Extreme"

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Março de 2022 às 11h16

Link copiado!

Apple
Apple
Tudo sobre Apple

A Apple pode estar aguardando a estreia da segunda geração de seus processadores Apple Silicon para finalmente concluir a transição para hardware proprietário com a estreia do Mac Pro, máquina mais poderosa da marca. Pelo menos é o que indica o mais recente relatório do renomado analista Mark Gurman, especializado na gigante de Cupertino com bom histórico de acertos, que reforça ainda a existência do chamado "M2 Extreme".

Mac Pro pode chegar equipado com novo "M2 Extreme"

O analista destaca como, durante a apresentação do M1 Ultra, a Apple afirmou que este seria "o último membro da família M1", apesar de ter confirmado que o Mac Pro faria a transição para o Apple Silicon ainda neste ano. Reunindo o que ouviu de fontes com as declarações da Apple, Mark Gurman enxerga duas possibilidades — a primeira é que o desktop profissional utilizará o M1 Ultra e sua versão duplicada, mas sem haver um nome próprio para ela.

Continua após a publicidade

Já a segunda é que o computador deve pular a primeira geração do Apple Silicon e partir direto para a família M2, com o que o Gurman chamou de "M2 Extreme". O componente, que ainda não tem nome confirmado, manteria o propósito e a construção do M1 Ultra duplo especulado até o momento, basicamente combinando dois M2 Ultra com a interconexão UltraFusion da Maçã.

Sua maior vantagem seria a arquitetura renovada, que o faria significativamente mais poderoso que um suposto M1 Ultra duplo. Gurman explica ainda que a família M2 seria organizada da seguinte maneira:

  • Apple M2:CPU de 8 núcleos e GPU com 9 ou 10 núcleos
  • Apple M2 Pro: CPU de 12 núcleos e GPU com 16 núcleos
  • Apple M2 Max: CPU de 12 núcleos e GPU com 32 núcleos
  • Apple M2 Ultra: CPU de 24 núcleos e GPU com 48 ou 64 núcleos
  • Apple M2 Extreme: CPU de 48 núcleos e GPU com 96 ou 128 núcleos
Continua após a publicidade

A estratégia faria sentido por corroborar as informações que o analista recebeu, indicando que ao menos dois ou três Macs com chips M2 estreariam no meio do ano — os novos MacBook Air, MacBook Pro de 13,3 polegadas e iMac de 24 polegadas — o que causaria problemas de marketing para a companhia caso o Mac Pro chegasse depois desses dispositivos ainda munido de um membro da série M1, mesmo que extremamente poderoso.

Rumor reforça versão atualizada do Pro Display XDR

Mark Gurman também reforça os rumores relacionados a uma versão atualizada do Pro Display XDR, o monitor profissional da marca que chamou a atenção pelo brilho elevado, alta resolução e cores precisas que oferece em um pacote "acessível", considerando a proposta.

Continua após a publicidade

O repórter acredita que o novo monitor profissional deva ganhar updates refletidos no Studio Display lançado pela Apple durante o evento de primavera, adotando assim tela 7K de maior resolução, chip A para processamento de imagem e som, bem como comandos de voz com o "E aí, Siri" e webcam integrada com Palco Central. Não há menção a telas Mini LED ou prazos de lançamento, no entanto.

Fonte: Bloomberg