Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13: celulares precisam de ao menos 2 GB de RAM para rodar o sistema

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Setembro de 2022 às 14h29

Link copiado!

Divulgação/Nokia
Divulgação/Nokia

O Google revelou que, a partir do Android 13, os celulares com o sistema operacional móvel precisarão ter no mínimo 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno para rodar os apps do Google Mobile Services (GMS). A novidade, publicada no blog Android Developers, “aposenta” definitivamente todos os dispositivos móveis básicos com 1 GB de RAM.

A decisão do Google segue uma evolução que acontece há alguns anos no mercado. Em geral, os smartphones Android intermediários estreiam com 6 GB ou mais de memória RAM e no mínimo 64 GB de armazenamento.

Mesmo os aparelhos de entrada, que rodam a versão mais leve Android Go, costumam ter ao menos 2 GB de RAM. Dessa maneira, os dispositivos que não cumprem os novos requisitos não receberão mais atualizações após o Android 12 — o que também não chega a ser surpresa, considerando que modelos de entrada raramente recebem novas versões do Android.

Continua após a publicidade

Transformação do mercado de celulares de entrada

O recente anúncio do Google deve estimular uma mudança no mercado de dispositivos Android de entrada. No caso, as marcas serão obrigadas a desenvolverem aparelhos com tecnologias ligeiramente superiores para conseguir rodar as novas versões do sistema operacional.

Antigamente, era comum celulares básicos com Android Go com 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno. Contudo, as próprias fabricantes começaram a lançar aparelhos com configurações simples com no mínimo 2 GB de RAM.

Continua após a publicidade

Atualmente, os smartphones com memória RAM inferior a 2 GB já não conseguem entregar um desempenho no mínimo satisfatório para tarefas básicas com a versão light do Android em 2022. Para mais, os aparelhos devem ter ao menos 4 GB de RAM para rodar a versão “completa” do sistema operacional.

Não será uma surpresa se o Google adotar requisitos mínimos a partir de 3 GB para executar o Android Go em 2023. Uma mudança que, novamente, exigirá que as fabricantes trabalhem em hardwares um pouco mais poderosos para os modelos de entrada.

Fonte: Android Developers Blog, Android Police