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AMD Radeon RX 6000 melhora 40% em teste de Ray Tracing com novo driver

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Fevereiro de 2023 às 13h42

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Reprodução/AMD
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Testes preliminares com o benchmark de Ray Tracing do 3DMark indicam que as placas da família AMD Radeon RX 6000 apresentam ganhos de 40% de desempenho com a tecnologia após a atualização de driver mais recente, lançada nesta semana. Os avanços colocariam as antigas soluções do time vermelho muito mais próximas das novas Radeon RX 7000, que trouxeram um salto similar de RT com a nova arquitetura. Ainda assim, é importante destacar que é cedo para se animar com a atualização — mais testes são necessários.

Após algumas semanas sem lançar novos drivers para a família RX 6000, a AMD publicou uma atualização nesta semana de número 23.2.1, ampliando o trabalho feito com a versão anterior ao proporcionar mais otimizações de desempenho em diversos títulos. Pelos testes internos da companhia, feitos com a topo de linha RX 6950 XT, donos das GPUs da geração anterior poderiam presenciar melhorias de 9% a respeitáveis 27% em games como Cyberpunk 2077, God of War e F1 2022.

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O update também teria trazido novidades importantes para quem trabalha com streaming, não apenas aprimorando o desempenho de codificação com o novo codec AV1 no OBS com as GPUs mais recentes da linha RX 7000, como ainda garantindo o melhor funcionamento dos codecs H.264 e H.265 com as placas RX 6000. O que a gigante não deixou claro é que, aparentemente, também há avanços significativos em games que trabalham com Ray Tracing.

Após instalarem o novo driver, alguns usuários relataram ter encontrado melhorias de quase 40% no DirectX Ray Tracing do 3DMark, um dos testes do popular benchmark gráfico que estressa GPUs ao limite ao aplicar Path Tracing, técnica mais avançada e bastante pesada que usa o Ray Tracing como base para iluminar uma cena 3D por completo usando o traçado de raios. Os números da Radeon RX 6800 XT são os que mais circulam nas redes, tendo passado de 26 FPS no driver antigo para 36 FPS com a atualização.

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Isso colocaria a antiga placa intermediária em uma posição muito próxima à nova RX 7900 XT, que chega aos 43 FPS no mesmo teste, reduzindo a distância entre as duas de 60% para 20%. Mesmo que a nova geração mantenha uma boa vantagem, os ganhos tornariam as GPUs antigas opções mais interessantes para quem quer economizar, ou até para quem já possui uma delas, considerando que o resultado é mais competitivo frente às rivais Nvidia GeForce RTX 3000, reduzindo a enorme distância que havia entre as duas concorrentes nesse quesito.

Dito tudo isso, é preciso cautela: alguns veículos estimam que esse grande salto possa ser visto apenas no 3DMark, não se traduzindo para o mundo real, em games. Existe a possibilidade de que as placas da família RX 6000 estivessem de alguma forma limitadas pelos drivers, entregando menos desempenho do que seriam capazes. A situação já chamou a atenção de alguns canais mais especializados em testes técnicos, como o Hardware Unboxed, que pretende conferir os números e divulgar novidades já nesta sexta (17).

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Caso se comprovem, esses saltos fariam as antigas GPUs serem mais atraentes, especialmente com a queda de preços, mas como destaca o portal WCCFTech, se realmente tivéssemos melhorias amplas de Ray Tracing com a atualização, a AMD teria dado destaque no lançamento do driver. Resta aguardar por mais testes para compreendermos melhor a situação.

Fonte: WCCFTech, VideoCardz