AMD defende que existe demanda por placas de vídeo com 8 GB de VRAM
Por Raphael Giannotti |

Já faz um tempo que a discussão sobre 8 GB de memória de vídeo para jogos em 1080p acontece. A AMD já teve uma campanha sobre a importância de mais VRAM em um passado recente, mas agora defende que essa quantidade é o suficiente e eles não lançariam a Radeon RX 9060 XT 8 GB "se não houvesse mercado para isso".
- 3 principais diferenças entre a AMD RX 9060 XT e a NVIDIA GeForce RTX 5060
- RX 9060 XT vs RX 7600 XT: o que mudou na placa de vídeo de entrada da AMD?
Em resposta a um usuário da rede social X, que questiona o motivo pelo qual as fabricantes seguem lançando placas de vídeo com 8 GB e como justificar isso em 2025, Frank Azor, chefe de soluções para gaming da AMD, responde dizendo que o produto existe, porque a "maioria dos gamers" jogam títulos multiplayer:
A maioria dos jogadores ainda joga em 1080p e não precisa de mais de 8 GB de memória. Os jogos mais jogados no mundo são principalmente jogos de eSports. Não os faríamos se não houvesse mercado para eles. Se 8 GB não for o ideal para você, temos 16 GB. Mesma GPU, sem concessões, apenas opções de memória.
GPUs de entrada da AMD e NVIDIA têm 8 GB
A discussão, nesse caso, é referente a Radeon RX 9060 XT, revelada durante a Computex 2025 na semana passada. A placa de vídeo chega com 8 GB e 16 GB no dia 5 e junho, assim como a AMD já tinha feito com a geração passada com a Radeon RX 7600.
Existem inúmeros testes internet afora, como esse abaixo do Hardware Unboxed, feito há quase um ano, mostrando que jogos pesados, principalmente usando preset gráfico no máximo e recursos como gerador de quadros, pedem mais de 8 GB em FullHD. A situação piora consideravelmente com ray tracing.
A NVIDIA também oferece soluções de 8 GB nos segmentos mais baixos. A RTX 5060 é equipada com essa quantidade de VRAM, e a RTX 5060 Ti tem uma versão também com 8 GB.
Veja mais do CTUP: