AMD confirma arquitetura Zen 7 com maior foco em IA pela primeira vez
Por Raphael Giannotti |

Existem especulações sobre a arquitetura Zen 7 da AMD, tecnologia que a empresa ainda nem tinha oficializado. Isso acaba de mudar e, pela primeira vez, o Time Vermelho menciona a novidade, com foco em maior processamento de diferentes tipos de IA e nova engine Matrix, prevista para chegar depois de 2026, ainda sem uma janela de lançamento específica.
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 5?
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 7?
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 9?
A informação oficial veio através da mais recente reunião com os acionistas, ocasião em que a AMD revelou o roadmap para as futuras gerações de arquitetura Zen. É um roadmap que não nos mostra muito, já que não revela nem o ano que em que Zen 7 chegará.
O que sabemos sobre Zen 7 até agora
Como a próxima arquitetura de CPUs Ryzen e EPYC da AMD é Zen 6 - que já teve diversos detalhes revelados através de rumores e vazamentos - a indústria dos rumores ainda não sabe muito sobre Zen 7. Mas, curiosamente, logo antes da revelação desse novo roadmap pelo Time Vermelho, Moore's Law is Dead divulgou diversas informações não-oficiais sobre essa futura arquitetura.
O destaque fica para a gigantesca quantidade de memória cache L3 e cache empilhado (3D V-Cache). Com mudanças na litografia e arquitetura, será possível ter processadores com até 448 MB de cache L3, quase 4x mais do que a quantidade oferecida pelo Ryzen 9 9950X3D, atual topo de linha da AMD.
Além disso, foi dito ainda que as CPUs Zen 7 terão até 32 núcleos, já que cada CCD (Core Complex Die) comportará até 16 núcleos, mas isso é algo previsto para começar a acontecer já com Zen 6.
E já que falamos na próxima arquitetura, a AMD confirmou que ela está sendo desenvolvida em 2 nm da TSMC. Assim, os próximos processadores do Time Vermelho serão os primeiros do mundo feitos na tecnologia de produção de semicondutores mais refinada até o momento, algo realmente de ponta. Os Ryzen e EPYC baseados em Zen 6 estão previstos para a primeira metade de 2027.
Veja mais do CTUP:
- Depois de "susto", AMD volta atrás e mantém suporte para RX 5000 e 6000
- Novo Ryzen 9000 com quase 200 MB de cache 3D chega no começo de 2026
- Imparável, AMD comemora "melhor ano no Brasil e no mundo" com receita em alta