O que é S.M.A.R.T?

Presente em todos os modelos de discos rígidos e SSDs modernos, o S.M.A.R.T (Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology - (Tecnologia de Auto-Monitoramento, Análise e Relatório em português) é uma tecnologia implementada pelos fabricantes desses equipamentos para que o usuário possa monitorar o desgaste dos componentes e planejar o backup, prevenindo a perda de dados.

Para acessar as informações coletadas pelo S.M.A.R.T é necessário utilizar um programa especialista, como HDTune Pro, HDD Health ou HDD Scan. O usuário terá acesso a parâmetros como Taxa de Erros, Temperatura, Velocidade de Rotação dos Discos e inúmeros outros parâmetros para, assim, verificar se os discos estão em boas condições ou se está na hora de fazer um backup de dados importantes.

Primeiro é necessário verificar se o disco possui suporte a essa tecnologia, o que é praticamente certo em computadores vendidos recentemente:

O disco possui suporte à tecnologia S.M.A.R.T

No exemplo acima estamos usando o HDTune Pro, e para acessar as informações detalhadas basta irmos à aba "Health":

Parâmetros do S.M.A.R.T

Se todos os parâmetros estiverem com um "ok" na coluna "Status" não existe motivo para preocupação, mas basta um deles apresentar "failed" para que o usuário deva começar a planejar um backup de dados. Quando qualquer um dos parâmetros começa a falhar significa que o nível de tolerância a falhas implementado pelo fabricante já foi atingido, de forma que não é uma sentença de morte para o disco, mas sim que ele deve ser utilizado para finalidades não essenciais, como computadores utilizados apenas para navegar na internet, por exemplo.

Quanto tempo um disco leva para começar a apresentar falhas?

Depende muito do uso e condições de funcionamento. Usuários que deixam o PC ligado 24 horas por dia compartilhando arquivos torrent são os primeiros a observarem esses erros devido à enorme carga de funcionamento imposta nos discos, mas mesmo assim os HDs foram projetados para durarem anos, quando não décadas.

Costuma monitorar as condições de seu disco rígido?