O que é Graphics Core Next da AMD?

O que é Graphics Core Next

Presente tanto na nova série de GPUs (Graphics Processing Units) fabricadas pela AMD quanto nas APUs (Accelerated Processing Units), a Tecnologia Graphics Core Next tem chamado a atenção tanto da indústria gráfica quando dos gamers, mas pouco se sabe o que ela é ou como funciona.

Os jogos atuais requerem muito mais do que apenas performance bruta das placas de vídeo, pois estas devem conseguir lidar também com a rendereização de inúmeros detalhes, como tesselation, anti-aliasing e outros que juntos tornam o jogo muito mais realista.

O que é Graphics Core Next

A Radeon HD 7970, por exemplo, traz 2048 cores de processamento dividos em 32 unidades de computação baseados na Arquitetura Graphics Core Next (GCN), totalizando 128 unidades de textura, 128 unidades de Z/Stencil, 32 unidades de cor e processamento dual-core de geometria e unidades assíncronas de computação. Todas essas especificações mostram um grande amadurecimento em relação à geração anterior, oferecendo não só mais desempenho como gráficos muito mais pŕoximos do real.

Para os usuários comuns essa nova arquitetura também traz benefícios, acelerando processos antes associados diretamente ao processador central, e conseguindo um ganho de desempenho bastante considerável na maioria dos aplicativos através da tecnologia AMD App, como é possível conferir no vídeo abaixo:

Esse ganho de desempenho é acompanhado de uma menor demanda por energia, consequente da nova técnica de fabricação com litografia de 28 nm e um aprimoramento das tecnologias já existentes, como AMD Eyefinity Technology, AMD HD3D e AMD PowerTune.

Radeon HD logo

Já teve a oportunidade de testar uma AMD Radeon HD série 7000?

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.