O que é ACP?

Coolermaster Gemini II

Assim como temos o Thermal Design Power (TDP), existe uma outra forma de medida conhecida como ACP (Average CPU Power - Potência Média da CPU), também em Watts (W). Desenvolvida recentemente pela AMD, serve como indicador do consumo médio do processador para o em seu uso no dia-a-dia.

Embora pareça uma boa notícia para aqueles que ficam preocupados com o impacto na conta de luz do computador ligado o tempo todo na tomada, não é esse o propósito. O que esse sistema faz é medir constantemente a dissipação térmica do processador e, através da média dessas medidas, realizar mudanças na sua velocidade de acordo com a demanda de processamento.

Por exemplo, imagine que quando você usa o computador para navegar na internet, editar documentos e ver filmes, a média de uso do processador fique em cerca de 40%. É ai que entra em ação o sistema do ACP, aumentando a velocidade de processamento (e consequentemente a sua temperatura) sem causar danos aos componentes. Subindo para 70%, nesse caso, o processador ainda teria uma boa margem de segurança, e você perceberia esse aumento velocidade nas suas tarefas cotidianas.

Com esse valor, o processador pode aumentar a frequência de operação sem criar o risco de superaquecimento, garantindo performance para o usuário sem comprometer a segurança do computador. A implantação dessa tecnologia está prevista para os modelos da linha Bulldozer, agindo juntamento com a tecnologia Turbo Core.

Gostou dessa nova tecnologia? Conte para nós!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.