Deixar o estabilizador sempre ligado pode estragar o computador?

Por Sérgio Oliveira | 06 de Dezembro de 2013 às 15h30

O estabilizador, mesmo que não tão útil quanto pareça, ainda é utilizado por grande parte dos usuários, e, em muitos lugares, é deixado ligado o tempo todo a fim de manter a segurança que supostamente é oferecida pelo equipamento. Já em outros casos, por comodidade ou praticidade, as pessoas simplesmente o deixam ligado. Os que não têm esse costume, no entanto, afirmam incisivamente que a prática é prejudicial, pode causar problemas e estragar o computador. Será mesmo?

De acordo com os fabricantes, deixar o equipamento ligado o tempo todo, mesmo quando o computador não está ligado, não é problema. Todavia, existem recomendações e avisos sobre o desgaste do aparelho, cuja vida útil pode ser abreviada por estar sempre ligado, sem falar do consumo de energia elétrica.

Com o estabilizador ligado direto, é esperado que sua conta de energia venha mais alta ao fim do mês. O quão mais cara ela virá, no entanto, não é possível dizer. Porém é possível simular o consumo de acordo com a potência do equipamento (que geralmente vem descriminada na sua etiqueta ou nota) nesse site e convertê-lo em dinheiro no site da Aneel.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Se mesmo assim você está disposto a deixar o estabilizador ligado ininterruptamente, então é importante avisar: ele não protegerá o seu computador contra danos ou defeitos causados por oscilações na rede elétrica. Para esses casos é expressamente recomendável a utilização de um No-Break ou o desligamento do equipamento da tomada durante temporais com raios e trovões.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.