AMD nomeia sua primeira presidente executiva do sexo feminino

Por Redação | 09 de Outubro de 2014 às 11h44

A AMD, fabricante norte-americana de circuitos integrados, acaba de nomear Lisa Su para o cargo de presidente e CEO. Su é a primeira mulher a assumir o papel de liderança da empresa e substitui Rory Read, que deixou o cargo de presidente, presidente executivo e membro do conselho de administração para se dedicar a outros projetos pessoais. Read deve permanecer na empresa até o final do ano, desempenhando apenas papel de consultoria.

Lisa Su, cujo último cargo era de diretora de operações, está na empresa desde 2012, quando deixou a Freescale Semiconductors. Segundo o GigaOm, a executiva sempre foi considerada uma engenheira muito bem qualificada e uma gerente extremamente competente.

Patrick Moorhead, da Moor Insights & Strategy e ex-executivo da AMD, afirma que nomear uma CEO que possui uma visão administrativa com enfoque na engenharia é um passo importante para a AMD e que pode trazer grandes benefícios.

"Rory Read fez um bom trabalho de estabilização na AMD em um momento em que a empresa se encontrava em queda no mercado de PCs e também foi importante para a definição de um enfoque diferenciado para a empresa. Não houve nenhum grande crescimento, porém, já que o mercado está focado em soluções móveis e high-end datacenter. Lisa Su é respeitada pela indústria e no interior da indústria. Ela é muito centrada nos produtos, o que eu acredito ser importante para a AMD atualmente e também reflete a postura de muitos CEOs de outras empresas de desenvolvimento de semicondutores", afirmou Moorhead em um e-mail dando sua opinião a respeito da transição.

No entanto, Su tem um caminho difícil pela frente já que a AMD deve se esforçar para compensar o fato de ter perdido a revolução móvel enquanto se concentrava em processadores para PC e gráficos mais poderosos. Desde então, a empresa tem trabalhado em uma licença ARM e planeja investir em um modelo personalizado de negócio, projetando chips para grandes clientes, como a Sony, por exemplo.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.