WannaHydra | Avast encontra novo malware bancário para dispositivos móveis

Por Natalie Rosa | 01 de Julho de 2019 às 21h00
Tudo sobre

Avast

Saiba tudo sobre Avast

Ver mais

Uma nova ameaça foi encontrada pela Avast, empresa dedicada a produtos de segurança digital, tendo como alvo os bancos Santander, Itaú e Banco do Brasil, com foco justamente nos correntistas brasileiros.

Batizada de WannaHydra, a ameaça possui várias funções de malware em uma só, como trojan bancário, spyware e ramsomware. Segundo os especialistas, o vírus vem se espalhando por meio de sites maliciosos e lojas de aplicativos de terceiros.

A Avast explica que o WannaHydra emite um alerta falso à vítima indicando que há um problema com sua conta bancária. Com isso, a pessoa acaba fazendo o suposto login em sua conta quando acaba visualizando interfaces iguais às originais dos respectivos bancos. Com as credenciais inseridas, os cibercriminosos têm acesso aos dados da vítima.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Reprodução: Avast
Reprodução: Avast
Reprodução: Avast

O malware é semelhante ao WannaLocker, um ransomware também para dispositivos móveis que, em 2017, executou funções de spyware, coleta de registros de chamadas, números de telefones, SMS, localização e ainda tirou fotos com a câmera frontal e traseira do smartphone da vítima.

Os especialistas da Avast contam ainda que esta é a primeira vez em que detectam um trojan bancário, spyware e ransomware em um único malware para dispositivos móveis. A dica da empresa é que um aplicativo antivírus seja baixado para proteger o aparelho, e que os usuários evitem fazer downloads suspeitos de sites e lojas de terceiros.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.