Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WannaHydra | Avast encontra novo malware bancário para dispositivos móveis

Por| 01 de Julho de 2019 às 21h00

Link copiado!

WannaHydra | Avast encontra novo malware bancário para dispositivos móveis
WannaHydra | Avast encontra novo malware bancário para dispositivos móveis
Tudo sobre Avast

Uma nova ameaça foi encontrada pela Avast, empresa dedicada a produtos de segurança digital, tendo como alvo os bancos Santander, Itaú e Banco do Brasil, com foco justamente nos correntistas brasileiros.

Batizada de WannaHydra, a ameaça possui várias funções de malware em uma só, como trojan bancário, spyware e ramsomware. Segundo os especialistas, o vírus vem se espalhando por meio de sites maliciosos e lojas de aplicativos de terceiros.

A Avast explica que o WannaHydra emite um alerta falso à vítima indicando que há um problema com sua conta bancária. Com isso, a pessoa acaba fazendo o suposto login em sua conta quando acaba visualizando interfaces iguais às originais dos respectivos bancos. Com as credenciais inseridas, os cibercriminosos têm acesso aos dados da vítima.

Continua após a publicidade

O malware é semelhante ao WannaLocker, um ransomware também para dispositivos móveis que, em 2017, executou funções de spyware, coleta de registros de chamadas, números de telefones, SMS, localização e ainda tirou fotos com a câmera frontal e traseira do smartphone da vítima.

Os especialistas da Avast contam ainda que esta é a primeira vez em que detectam um trojan bancário, spyware e ransomware em um único malware para dispositivos móveis. A dica da empresa é que um aplicativo antivírus seja baixado para proteger o aparelho, e que os usuários evitem fazer downloads suspeitos de sites e lojas de terceiros.