Publicidade

Nubank alerta para golpe com “Pix natalino”

Por| 29 de Novembro de 2022 às 16h20

Link copiado!

Divulgação/Nubank
Divulgação/Nubank
Tudo sobre Nubank

Você recebeu recentemente alguma mensagem via WhatsApp com uma promoção chamada “Nubank Natal Feliz” com a oferta de R$ 50 em PIX para clientes que acessarem um link — ou algo semelhante? Cuidado: esse é o mais novo golpe que os cibercriminosos andam aplicando por aí.

“O Nubank informa que não está realizando a campanha de Natal Feliz. Se você foi impactado por essa mensagem, não clique, saiba que trata-se de um golpe”, alertou o próprio Nubank. Trata-se de mais uma tentativa de phishing, golpe em que os bandidos aproveitam eventos ou marcas populares para seduzir usuários por meio de “oportunidades únicas”.

O sendo de urgência muitas vezes distrai as pessoas, e as torna vítimas quando as leva para páginas falsas ou executa programas maliciosos, capazes de roubar informações, espalhar o golpe entre os contatos e abrir brechas para ciberataques mais complexos.

Continua após a publicidade

“O texto da promoção falsa é acompanhado de uma imagem do logo do Nubank e também incita os clientes a agirem rápido, antes que todos os falsos cupons de Pix sejam resgatados. Ativar o senso de urgência com mensagens tendenciosas é uma tática de engenharia social que faz com que uma pessoa clique no link sem pensar duas vezes”, diz o Nubank em seu comunicado

Como se proteger do golpe do Pix natalino do Nubank?

Caso você tenha recebido alguma mensagem semelhante via WhatsApp ou redes sociais, desconfie. Não clique no link, muito menos forneça informações pessoais. E um cuidado extra com o sua chave Pix: se ela for o seu número de CPF, não divulgue, para que os golpistas não terem acesso a ele. Denuncie e bloqueie a mensagem, via funcionalidade do app.

Caso você tenha clicado no link, entre em contato com a equipe do Nubank pelos canais de atendimento e consulte também o SOS Nu, o guia de emergência da empresa com orientações claras sobre o que fazer diante de uma tentativa de golpe, fraude e outros crimes digitais.