Publicidade

Mapa interativo mostra ciberataques em tempo real

Por| 23 de Julho de 2015 às 08h21

Link copiado!

Mapa interativo mostra ciberataques em tempo real
Mapa interativo mostra ciberataques em tempo real

A Norse Corp, uma empresa dedicada ao monitoramento e prestação de informações sobre a guerra cibernética, criou um mapa capaz de mostrar em tempo real todos os ataques cibernéticos que estão acontecendo atualmente na rede. O site mostra a origem, o destino, o tipo de ataque e assim por diante.

Ao entrar no site Norse Attack Map, luzes, lasers e um fluxo constante de flechas atravessam um mapa mundial que preenche a tela do computador em movimentos rápidos que nos faz lembrar um verdadeiro conflito armado. Cada fluxo de luz possui uma cor que permite identificar um tipo diferente de ataque: ataques via Telnet são verdes, http-proxy são azuis, desconhecidos são roxos e assim por diante.

Jeff Harrell, um dos responsáveis pelo projeto do mapa, disse que a Norse passou os últimos três anos desenvolvendo esse sistema. São 50 engenheiros envolvidos no projeto, responsáveis pela coleta de informações de mais de oito milhões de sensores localizados em 50 países. Esses sensores imitam os alvos preferidos dos ataques, como caixas eletrônicos, smartphones, PCs, etc, atraindo os ataques.

Durante alguns minutos de observação na movimentação do site foi possível notar que a maioria dos ataques registrados no mapa tem origem na China, enquanto o principal alvo é os Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Apesar de visualmente chocante, a equipe da Norse destaca que o mapa mostra apenas um em cada 1.000 ataques que acontecem em sua rede. Isso, por sua vez, é apenas uma gota no oceano composto por todos os computadores do mundo que podem ser atacados a qualquer momento.

Essa "guerra da internet" pode parecer menos perigosa por ser menos barulhenta e não ser vista a olho nu, mas é importante lembrar que Marshall McLuhan afirmou em 1968 que a "Terceira Guerra Mundial será uma guerra de guerrilhas da informação, sem divisão entre a participação de militares e civis".

Continua após a publicidade